Com uma participação expressiva, a Avaliação de Fluência Leitora, encerrada no último dia 10, contou com a participação de cerca de 280 mil estudantes. O teste foi aplicado em mais de 1,3 mil escolas estaduais, nas 91 Diretorias de Ensino em todo o estado de São Paulo, e nas escolas das redes municipais de 511 cidades paulistas. O teste subsidiado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo analisou o desempenho individual dos alunos do 2º ano do ensino fundamental na leitura e compreensão de palavras, pseudopalavras e textos para diagnosticar eventuais lacunas em todo o processo de alfabetização.
Iniciada em junho, a avaliação ocorreu de forma presencial nas escolas, onde os professores gravaram a leitura dos alunos por meio do celular, utilizando o aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). O tempo médio de aplicação dos testes individuais foi de 15 minutos. Em seguida, os áudios foram processados e agora serão avaliados para que haja um diagnóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.
A avaliação é um instrumento que fornece informações valiosas sobre o progresso dos alunos na leitura e que permite aos professores adaptarem sua abordagem de ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. “Essa avaliação não deve ser encarada apenas como um método de avaliação dos alunos, mas como uma ferramenta de diagnóstico que nos auxilia a entender como eles estão progredindo no desenvolvimento da leitura. Com base nos resultados obtidos, podemos trabalhar de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, oferecendo intervenções específicas e recursos educacionais adequados”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.
A fluência leitora é apenas uma das várias ações realizadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, que busca fortalecer a colaboração entre o Estado, os municípios, as equipes educacionais e as comunidades escolares. O objetivo comum é garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as crianças paulistas.