segunda-feira, 18/12/2023
Destaque

Galácticos: equipe de escola de Araras é vice-campeã na final da 51ª Jornada de Foguetes

Competição reuniu medalhistas de todo o Brasil na cidade de Barra do Piraí (RJ); protótipo elaborado por estudantes alcançou 229,3 metros e utilizou motor de propelentes sólidos

O céu não tem mais limite para alunos da E.E. Professora Maria Rosa Nucci Pacífico Homem, em Araras. No último dia 14 de dezembro, a equipe “Galácticos” conquistou o vice-campeonato da 51ª Jornada de Foguetes, organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A final da competição aconteceu em Barra do Piraí (RJ) e reuniu medalhistas da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) do Brasil inteiro.

Segundo a dirigente de Ensino da Diretoria de Pirassununga, Denise Camargo Gomide, o título foi conquistado com o protótipo elaborado pela equipe Galácticos, que alcançou 229,3 metros e utilizou motor de propelentes sólidos.

“A classificação foi recebida com muita emoção. Eu tenho certeza de que essa conquista será combustível para gerar interesse em atividades de pesquisa científica, em todas as escolas da nossa Diretoria de Ensino. Quero parabenizar os integrantes da equipe Galácticos, a professora de Física Edenilze Ferreira Lucca e a gestão da E.E. Professora Maria Rosa pela performance e conquista”, comentou a dirigente.

Para a professora Edenilze Ferreira Lucca, que orientou os estudantes, o resultado foi gratificante, apesar dos desafios enfrentados. “Mas todo esforço foi compensador em poder proporcionar esta experiência de aprendizado aos alunos da rede pública”, disse a professora.

“Nosso agradecimento especial a nossa professora Edenilze e a coordenadora de Organização Escolar, Josimeire Cristina Gonçalves que acreditaram em nosso potencial e nos estimularam para alcançarmos o nosso melhor. Foi uma experiência inesquecível de aprendizagem e crescimento pessoal”, explica Ryan dos Santos Teles da Silva.

A equipe vice-campeã galácticos é formada por Henry Samuel Neves Elias, Lucas Ferreira e Ryan dos Santos Teles da Silva (todos da 2ª série do Ensino Médio), com a coordenação da professora Edenilze Ferreira Lucca. Na viagem à Barra do Piraí, os estudantes foram acompanhados pela coordenadora Josimeire Cristina Gonçalves.