terça-feira, 29/05/2018
Fotos Divulgação

“Gincana do Conhecimento” da escola Leopoldo Santana completa 10 anos

A aguardada competição tem início em junho, com a divisão das equipes e a corrida pela conclusão de ações sociais que ajudem a comunidade

Há 10 anos, a escola Leopoldo Santana, no Capão Redondo, organiza a atividade pedagógico-educativa “Gincana do Conhecimento”. São mais de 2.300 alunos envolvidos em um semestre de preparação para três dias de competição e muita alegria.

Confira o vídeo

O diretor do Leopoldo Santana, Helder Miranda, explica que, para além das ações pedagógicas, os três dias de competição também promovem uma unidade escolar que fazem parte de um projeto de ensino integrado. “São apresentações artísticas, culturais, que estimulam o conhecimento, a ação social, a prática da liderança e outras habilidades entre os nossos estudantes do ensino médio”, explica.

Sete jurados e mais uma equipe voluntária se mobilizam por meses para garantir a participação e a integração de toda a escola em torno da gincana. Representantes, mensageiros e participantes, fazem suas próprias reuniões e decidem suas ações, que vão desde arrecadação de alimentos e roupas até as festividades.

“A experiência do nosso contato direto com os alunos nos faz disseminar os conceitos de gestão democrática, participação de todos, bem como abre outras perspectivas para estes jovens que estão começando a vida. Acima de tudo, o que queremos é o aprimoramento do respeito, da aprendizagem e da autonomia destes cidadãos”, diz Miranda, que afirma que escolas da região se espelharam no Leopoldo Santana e já adotaram a gincana também em sua grade curricular.

“Em 2017, cada uma das equipes participantes visitou orfanatos, asilos, levando agasalhos, cobertores, podendo resgatar valores da família. Levamos também doadores de sangue no Hospital do Campo Limpo, próximo à escola, para resgatar o amor ao próximo”, conta o Vice-Diretor licenciado, Pedro Leal. “O projeto é esperado por todos os alunos, muitos deles se matriculam na escola na expectativa da gincana. E ex-alunos saudosos também participam, matam as saudades com nossos vídeos na internet também”.

“Isso reflete sempre no que chamamos de ensino-aprendizagem, que é um dos objetivos destas atividades que promovemos”, complementa Leal.

A formação dos grupos da já tradicional Gincana do Conhecimento do Leopoldo Santana começa neste mês de junho, quando as equipes são definidas e divididas em cores. As competições entram em julgamento entre os dias 4 a 6 de setembro, em três dias de festa e responsabilidade social para alunos, professores e diretores.