• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/08/2003
Últimas Notícias

Governador Alckmin e Secretário Chalita lançam Escola da Família na zona sul

No fim de semana de abertura oficial do programa, dia de festa em escola do Jardim São Luiz Uma nova era para as escolas públicas do Estado começa neste fim […]

No fim de semana de abertura oficial do programa, dia de festa em escola do Jardim São Luiz

Uma nova era para as escolas públicas do Estado começa neste fim de semana. A partir de sábado, 23 de agosto, as 6 mil unidades da rede abrem as portas a seus alunos e  comunidades para o Programa Escola da Família, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Unesco, que vai promover atividades culturais, esportivas  e pedagógicas, além de transformar a vida das milhões de pessoas ligadas de alguma forma ao contexto escolar e pedagógico.

Em uma escola da zona sul de São Paulo, a abertura terá programação especial. Domingo, o Governador Geraldo Alckmin e o Secretário da Educação, Gabriel Chalita, estarão na EE Professor Luiz Gonzaga Pinto Silva, partir das 10 horas. Entre as atividades preparadas pela equipe do Escola da Família, haverá oficinas de bordado e reciclagem, jogos, grafitagem, muito esporte e a assinatura do livro de ouro pelo Governador e pelo Secretário.

O Governador faz uma síntese do programa: “Nos dias que correm, a escola não pode ser concebida apenas como lugar exclusivo da educação formal, da freqüência obrigatória, da hora marcada. Agora, para que cumpra o seu papel social, é necessário também que promova o desenvolvimento de talentos e aptidões, que atue integrada à família e à comunidade, valorizando as manifestações culturais locais, criando espaços de convívio amigável e pacífico.”

Para o Secretário Chalita, um dos pontos fortes do Escola da Família é a certeza de encarar o desafio dentro desse espírito, “o de que estamos todos envolvidos, a partir de agora, em uma iniciativa séria e profunda, inserida em uma política educacional firme e duradoura, comprometida com resultados concretos, porém baseada no afeto e na compreensão de que nossa atuação pode ter – e certamente terá – uma abrangência bem maior do que sempre imaginamos”. Entre as principais metas está também a redução dos índices de violência no entorno escolar, graças à criação de uma convivência responsável dentro das unidades e nos seus arredores.

A organização das atividades dirigidas aos alunos a e suas comunidades vai contar com educadores profissionais, voluntários e  universitários bolsistas, uma equipe capacitada para promover grandes ações de cidadania, dentro de um projeto amplo de interação com a população. Com apoio do Instituto Ayrton Senna, o programa foi criado pela Secretaria da Educação a partir da idéia de renovar a relação entre a unidade escolar e a comunidade, com o objetivo de promover uma interação contínua entre todos os setores ligados ao ambiente de aprendizado.

O Escola da Família terá um educador profissional por unidade, com uma equipe de voluntários e 25 mil universitários bolsistas espalhados por todo o Estado. As bolsas foram concedidas pela Secretaria da Educação em convênio com 259 faculdades e universidades particulares. A Secretaria oferece 50% do valor das mensalidades, limitado a um teto máximo de R$ 267,00, sendo que as universidades completarão os 100% para os alunos escolhidos. Quase 40 mil estudantes se inscreveram para as bolsas.

Universitários e voluntários passaram por um período de treinamento e capacitação desde o início de agosto. Eles trabalharão 16 horas em cada fim de semana (8 horas no sábado e outras 8 horas no domingo). Os bolsistas ainda cumprirão 4 horas de planejamento da programação em um dia da semana. Cada uma das unidades escolares do Estado define programação e atividades próprias, de acordo com o perfil dos alunos e da população local. O Programa Escola da Família tem duração prevista de três anos. Mais informações no site escoladafamilia.sp.gov.br.

Serviço:

Lançamento do Programa Escola da Família
Dias 23 e 24 de agosto
Horário: das 9 às 17 horas
Local: 6 mil escolas estaduais de São Paulo
Informações para o público: 0800.7700012

Jardim São Luiz:
EE Prof. Luiz Gonzaga Pinto e Silva
Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 324
Presenças do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário Gabriel Chalita, dia 24, às 10 horas

Programação na EE Prof. Luiz Gonzaga Pinto e Silva:

§ Roda de Poesia – Sociedade dos Poetas Vivos
§ Entrada da Escola: crianças portadoras de necessidades especiais cantando ao som de um  violinista
§ Lembranças: entrada da escola
§ Assinatura no Livro de Ouro – Governador e Secretário
§ Jogo de Tabuleiro: pátio da escola
§ Vídeo para a comunidade: Programa Escola da Família
§ Oficina de bordados
§ Reciclagem: baias
§ Basquete e Capoeira
§ Tênis de Mesa
§ Paredão de Grafitagem
§ Horta/Jardinagem/Pomar
§ Coral – Hino Nacional
§ Palavra do Governador
§ Palavra do Secretário
§ Coral – Encerramento