• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/04/2004
Últimas Notícias

Governador visita exposição e dá boas notícias para escolas indígenas

Uma grande mostra fotográfica marcou as comemorações do Dia do Índio pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, dia 21 de abril, no Parque da Água Branca. A […]

Uma grande mostra fotográfica marcou as comemorações do Dia do Índio pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, dia 21 de abril, no Parque da Água Branca. A Exposição “Olhares” foi o resultado de um encontro inusitado e muito animado entre crianças da EE Francisco Pereira da Rocha, e da aldeia Piaçaguera, ambas em Peruíbe, no litoral.

A mostra enriqueceu o encontro, no qual o governador Geraldo Alckmin e demais autoridades anunciaram uma série de ações para beneficiar os povos indígenas. No âmbito da educação, o governador autorizou a instalação de computadores e acesso à Internet nas 24 escolas localizadas nas aldeias em todo Estado. Na ocasião, também foi dada posse aos integrantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, cujo objetivo é promover maior interseção entre as ações que já se encontram em desenvolvimento e outras que forem implementadas.

Para o governador Geraldo Alckmin, as ações divulgadas são essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas e das florestas. “Hoje, estamos dando mais um passo no sentido da justiça. E deve ser considerado como um exemplo de integração entre as diferentes culturas”.

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, lembrou algumas das medidas já adotadas pela SEE, como a formação de 61 professores no curso de magistério indígena, realizada no ano passado, por intermédio da Faculdade de Educação da USP. “Somente podemos respeitar uma cultura quando a conhecemos. Portanto, o intercâmbio e a integração que estamos realizando é essencial para oferecermos projetos educacionais que respeitem a rica cultura indígena”, destacou o secretário.

Ana Lucia Venerando