quinta-feira, 27/03/2003

GOVERNO ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE 2 MIL INTERNOS DA FEBEM COMO ESTAGIÁRIOS

Parcerias oferecem capacitação em informática e atendimento em bibliotecas O governador Geraldo Alckmin lançou um desafio na abertura do Fórum Febem & Sociedade, que está sendo realizado no dia de hoje […]

Parcerias oferecem capacitação em informática e atendimento em bibliotecas

O governador Geraldo Alckmin lançou um desafio na abertura do Fórum Febem & Sociedade, que está sendo realizado no dia de hoje no teatro da Secretaria de Educação: os segmentos sociais devem encontrar formas de diminuir a internação de adolescentes que cometeram atos infracionais leves como pequenos furtos. Segundo o governador, “é preciso o envolvimento e o compromisso de todos os setores para estimular os regimes de semiliberdade e de liberdade assistida, deixando a internação em unidades da Febem somente para delitos mais graves”.

O fórum já começou com um anúncio da maior importância: a autorização do Governo do Estado para a contratação, em quatro meses, de 2.000 estagiários oriundos da Febem, que serão treinados por um pool de empresas e instituições, entre elas Fundação Bradesco, Senac, Senai e Canal Futura, para atuarem como monitores de informática e de bibliotecas nas escolas da rede pública de ensino. As vagas representam a liberação de cerca de 40% do total de internos da Febem, hoje em torno de 5.500 adolescentes.

PARCERIAS

Outras 20 parcerias foram apresentadas na primeira etapa do fórum, e que envolverão todas as 68  unidades da Febem no Estado de São Paulo. São atividades de diferentes naturezas, como a formação de padeiros e cozinheiros de alto padrão, projetos esportivos e até curso de elaboração de peças de cinema para 2.900 internos.

O secretário Estadual da Educação, Prof. Gabriel Chalita, reconheceu as dificuldades no processo de recuperação de internos que reincidiram em atos graves, mas assegurou que não vai esmorecer, porque considera que todos os jovens têm perspectiva de reeducação. “Se alguém recebe dignidade e esperança, reagirá como cidadão. A fórmula é simples, e se baseia no afeto, mas requer, sobretudo, muito trabalho. E estamos dispostos a trabalhar.”

O fórum prossegue na tarde de hoje, com painéis que discutirão compromissos que setores da sociedade podem assumir para implementar novas parcerias, facilitar a tramitação legal dos processos dos adolescentes da Febem e incentivar a empregabilidade dos jovens egressos da instituição.

Ao final, será elaborada uma carta-compromisso com cronograma de início das novas medidas socioeducativas ajustadas durante o fórum.

Para maiores informações, gentileza contatar:

Joaquim Maria Botelho/Egle Cisterna
9915-8054/9602-0765