sexta-feira, 13/08/2021

Governo de SP entrega Creche Escola em Lorena

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,7 milhão na construção que deve beneficiar 150 alunos

Nesta sexta-feira (13), o Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 151ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município Lorena, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,7 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.

“Essas 150 crianças atendidas aqui terão melhores oportunidades com uma escola de qualidade. Por isso, investimos em educação, investimos no futuro”, afirmou Rodrigo Garcia.
Também estava presente no evento Wilson de Tarso Gonçalves Araújo, Dirigente de Ensino da Região de Guaratinguetá, que abrange a cidade de Lorena. “A creche significa muito na vida de uma criança, é o início do investimento na criança. E o futuro está garantido quando você faz uma oferta tão boa, como esta creche, da qualidade que a criança merece”, disse.

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Nazareth Barbosa Marcondes tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“É muito importante termos este espaço lindo e maravilhoso para que nossas crianças desde cedo já comecem a ser estimuladas a terem um boa educação”, declarou a futura diretora da unidade, Cristiane Lopes dos Reis.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 482 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 139 estão em execução. Na Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, já foram entregues 9 unidades e outra está em construção com previsão de 130 vagas.