O Governo do Estado de São Paulo entregou, na quinta-feira (13), uma nova escola estadual na região de Mogi Mirim. A construção, no munícipio de Itapira, foi realizada graças ao investimento de quase R$ 5 milhões da Secretaria de Educação do Estado (Seduc-SP), via Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A inauguração foi feita pelo secretário de educação do estado Rossieli Soares em pequena cerimônia no local, respeitando as regras de distanciamento.
“Estamos muito felizes em entregar mais essa obra para a região, pois ela permite que a gente transforme a vida de crianças e adolescentes, oferecendo novos caminhos e oportunidades por meio da educação”, diz o secretário Rossieli Soares.
A Escola Estadual Professor Orlando Dini possui 10 salas pedagógicas e tem capacidade para atender cerca de 750 alunos. A expectativa é que quando voltarem as aulas presencias na rede estadual uma parcela dos alunos que hoje estudam na escola estadual Prefeito Caetano Munhoz sejam transferidos para o novo prédio.
Ensino Fundamental e Médio
A Diretoria de Ensino de Mogi Mirim conta com 75 escolas estaduais e mais de 36 mil alunos nos ensinos fundamental e médio. Dentre as unidades, 17 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, 2 unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.
Ensino Infantil
No mês passado, no município de Mogi Mirim, também foi realizada a entrega do Centro Educacional Municipal de Primeira Infância (CEMPI) Cely Abreu Sampaio de Amoedo Campos
Esse equipamento faz parte do Programa Creche Escola do Governo do estado e sua construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.
Auxiliando a suprir a demanda de vagas no Ensino Infantil, a Seduc-SP firma parceria com as prefeituras, por meio de convênio do Programa Creche Escola. A Secretaria é responsável pelo repasse dos valores financeiros e faz acompanhamento das obras. As prefeituras, em contrapartida, devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.
Dentro do Programa na região de Mogi Mirim já foram entregues 13 unidades e outras 2 estão em obras com previsão de 280 novas vagas.