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sexta-feira, 23/10/2020
Notícia

Governo do Estado de São Paulo lança concurso de desenho entre alunos da rede estadual para celebrar os 75 anos da ONU

Tema está baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; na primeira fase escola fará seleção e encaminhará trabalhos selecionados até o dia 16 de novembro

A Secretarias da Educação, de Relações Internacionais e da Casa Civil e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo lançam neste sábado (24) o concurso de desenho “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” para celebrar os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Podem participar os alunos da rede pública do estado de São Paulo matriculados nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Os desenhos para o concurso devem ser inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são guiados pelos seguintes princípios: pessoas (erradicar a pobreza e a fome); prosperidade (garantir vidas prósperas em harmonia com a natureza); paz (promover sociedades pacíficas); parcerias (implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida); e planeta (proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras). O estudante deverá escolher um dos cinco P’s para criar o seu desenho.

Além da imagem, o participante deverá produzir um texto de dez linhas definindo o conceito do desenho criado, contando a mensagem que pretende passar, a escolha dos elementos que o compõem, bem como a técnica e a utilização harmônica dos elementos da linguagem visual apresentada na obra.

Os alunos terão de desenhar à mão livre e poderão utilizar lápis de cor, caneta hidrocor, guache, aquarela, pastel, nanquim ou giz de cera. O desenho deverá ser apresentado no formato digital (escaneado ou fotografado) salvo em JPEG. O arquivo precisa conter o título da obra e nome do estudante.

Fases da seleção

A seleção passará por várias etapas que começa na escola do aluno e termina no Palácio dos Bandeirantes. Na primeira, o diretor da escola terá de formar uma comissão multidisciplinar, com pelo menos um professor de arte, para realizar a seleção de 10 desenhos, sendo cinco para o ensino fundamental e cinco para o ensino médio. É necessário que cada um dos 5 P’s seja contemplado em cada faixa de ensino. A unidade deverá encaminhar os desenhos selecionados para a Diretoria de Ensino até o dia 16 de novembro.

As Diretorias de Ensino, por sua vez, precisam constituir uma comissão para selecionar dez desenhos (cinco de cada ciclo de ensino) e encaminhar para a Secretaria da Educação até o dia 24 de novembro.

Entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, a Seduc irá selecionar 200 desenhos finalistas, sendo 100 referentes ao ensino fundamental e 100 dos alunos do ensino médio.

Os desenhos, então, seguem para a fase final, em que a comissão formada pelo Palácio dos Bandeirantes definirá os 20 vencedores. Esta etapa ocorre entre os dias 3 e 10 de dezembro. O anúncio dos escolhidos será feito a partir do dia 19 de dezembro.

Os trabalhos vencedores irão compor uma exposição organizada pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo. Os alunos premiados também vão receber certificados de participação emitido pelo Palácio do Governo, assim como os professores orientadores e a escola.