• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/06/2005
Últimas Notícias

Grupo teatral da EE. Tarcisio Álvares Lobo estréia neste sábado

Neste sábado, dia 25, estréia a terceira peça teatral preparada pela Comissão Teatral da Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo (COTTAL). A peça Cyrano de Bergerac, de Edmundo Rostand, será encenada […]

Neste sábado, dia 25, estréia a terceira peça teatral preparada pela Comissão Teatral da Escola Estadual Tarcísio Álvares Lobo (COTTAL).

A peça Cyrano de Bergerac, de Edmundo Rostand, será encenada por um elenco de 18 estudantes que representarão um dos mais famosos personagens do teatro francês.

A peça conta a história de Cyrano, um homem feio e narigudo, porém inteligente, sensível e mestre em poesia, que é apaixonado por Roxane. Mas Roxane é apaixonada por Cristian, um cadete amigo de Cyrano. Por amor a Roxane, Bergerac se dispõe a ajudar Cristian passando a ele seu talento e sua poesia para que o amigo conquiste sua amada. Por fim, Cristian e Roxane se casam, mas o amado da moça morre na guerra. Somente na velhice é que Roxane descobre o que Cyrano de Bergerac havia feito para que Cristian o conquistasse. Tarde demais, porque Cyrano morre sem concretizar seu amor.

Criada em 2003 por iniciativa dos próprios alunos, a COTTAL se tornou projeto pedagógico da escola com o apoio do diretor Wilson Almeida Amaral, do professor Anderson de Souza e das professoras Ana Vera e Anita Franquini.

 

 

 

 

 

A comissão é formada por alunos do ensino fundamental e ensino médio. O trabalho teatral realizado, segundo as professoras, é uma forma eficiente de envolver os alunos em uma atividade ao mesmo tempo promotora de auto-estima, disciplina e organização.

O grupo apresentou seu primeiro espetáculo em 2003, baseado na obra da escritora Clarice Lispector “A Hora da Estrela”. Em 2004 foi a vez de “Sonho de uma Noite de Verão”, de Shakespeare, que teve até um trecho encenado ao vivo em teleconferência pela TV Cultura.

Cyrano de Bergerac estréia no dia 25 de junho às 20h no teatro da escola. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que será doado para pessoas carente da própria comunidade. A escola EE. Tarcísio Álvares Lobo fica na Rua Dona Estela Borges Morato, 500 – Bairro do Limão.

Ronaldo Tenório