quinta-feira, 25/05/2006

Grupos de teatro estudantil já podem se inscrever no 19º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo

Novidades deste ano incluem aumento da premiação e novas oportunidades pedagógicas. Inscrições gratuitas vão até 16 de junho Escolas estaduais, municipais e particulares de ensinos fundamental, médio e técnico (inclusive […]

Escolas estaduais, municipais e particulares de ensinos fundamental, médio e técnico (inclusive escolas de teatro de nível médio) que tenham grupos de teatro devem ficar atentas: as inscrições para o 19º Festival Estudantil de Teatro do Conservatório de Tatuí, no interior do Estado, já estão abertas. Podem concorrer espetáculos infantis, juvenis e/ou adultos.

Quando será

O evento integra a agenda oficial da Secretaria da Cultura de São Paulo e chega com inovações em 2006. Uma das novidades do Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo) é o período de realização. Em vez de outubro, como nos dois anos anteriores, o evento será realizado de 23 a 30 de julho, mês das férias, para aumentar a participação dos estudantes.

Prêmio ficou maior

A premiação aumentou de R$ 3 mil para R$ 5 mil ao primeiro colocado. A forma da disputa também está diferente. “Em vez de duas categorias, teremos uma única, premiando a realização em si e não o gênero teatral”, explicou Antonio Mendes, coordenador de artes cênicas.

Com o estabelecimento de categoria única, o número de concorrentes cai de doze para sete espetáculos o que, conforme Mendes, garantirá ao festival uma disputa mais acirrada. “Premiando o melhor espetáculo, independentemente do gênero, teremos uma competição maior num ambiente saudável a todos os estudantes”, afirmou. “Por conta disso, também, abrimos o Fetesp à participação de escolas de teatro de nível médio e não somente escolas estaduais, municipais ou particulares”, acrescentou.

A única categoria permitiu, ainda, oferecer uma maior ajuda de custo aos selecionados (aumentou de R$ 500 para R$ 1000) e transformar o Fetesp em um evento “mais pedagógico”. “Iremos aumentar as possibilidades de aprendizado”, disse Mendes.

Paralelamente à competição dos espetáculos, o Fetesp oferece oficinas a qualquer interessado e, neste ano, terá o 1º Encontro de Dramaturgia Contemporânea. Ele ocorre no período da tarde, nos sete dias de festival, com debates sobre as mais diferentes vertentes da dramaturgia contemporânea. Os coordenadores dos encontros são pessoas reconhecidas no meio artístico como Clovis Garcia, Zé Renato, Gabriel Rabello, Claudia Dalla Verde, Antonio Valter Ribeiro de Barros Junior, Robert Maccrea, Antonio Bivar, Vivian Ducupi, Eduardo Silva, Irandi Fernando Daros e Sabato Magaldi. “São dramaturgos, profissionais de voz, teóricos, professores de interpretação, diretores…”, explica Mendes.

Fetesp

Os espetáculos selecionados serão conhecidos no dia 3 de julho. A competição começa no dia 23 do mesmo mês e segue até o dia 29 com apresentação de concorrentes. No dia 30, dia da premiação, também haverá apresentação do espetáculo “A Cantora Careca”, do Grupo Teatral Novas Tendências. Todas as apresentações começam às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

O Fetesp tem como objetivos promover o intercâmbio cultural entre as cidades do Estado e incentivar o movimento teatral por meio da formação de núcleos teatrais nas escolas. Além disso, visa incentivar o estudo do teatro, de sua história, dramaturgia e sua teoria, visando uma sadia formação cultural, além de divulgar as artes cênicas.

A seleção dos sete espetáculos (infantil e/ou juvenil e/ou adulto) que concorrerão à premiação final será feita por uma comissão designada pela diretoria do Conservatório, e inclui coordenadores e professores do setor de artes cênicas.

A premiação total em dinheiro soma R$ 11 mil. Receberão prêmios em dinheiro os três melhores espetáculos selecionados pelo júri técnico (R$ 5 mil ao primeiro colocado, R$ 3 mil ao segundo colocado e R$ 1.500 ao terceiro) e, ainda, o melhor espetáculo segundo o júri popular (prêmio de R$ 1.500).

Troféus e certificados serão conferidos a: melhor ator, atriz, maquiagem, coadjuvante masculino, cenografia, iluminação, figurino, coadjuvante feminino, coreografia, sonoplastia, texto original, melhor direção, mérito de ator, mérito de atriz e mérito de diretor, além do prêmio de comunicação (este último conferido pelo júri popular).

Inscrições

As inscrições devem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo Correio ao Conservatório de Tatuí com o título “19º Fetesp”, à Rua São Bento, 415 – Cep. 18270-820 – Tatuí-SP.

Para inscrever o espetáculo é necessário preencher ficha de inscrição e enviá-la com histórico do grupo, duas cópias do texto do espetáculo, release do espetáculo com o tema da peça, duas fotos do espetáculo para divulgação, espetáculo completo sem edição gravado em fita de vídeo VHS e xerox do cartão do CGC da APM da escola.

A ficha de inscrição, regulamento completo e demais informações sobre o 19º Fetesp podem ser acessadas pelo site www.cdmcc.com.br . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4311.