• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/05/2019
Boas Práticas

História e singnificado do Grêmio Estudantil é tema de palestra em São José dos Campos

Encontro reuniu integrantes de Grêmios em São José dos Campos

Participar de um Grêmio Estudantil significa muito mais do que organizar jogos escolares ou atividades extracurriculares. Há toda uma organização por trás, com funções e cargos que imitam o que o estudante irá encontrar em sua vida adulta. Esse foi o tema da palestra “Organização dos Grêmios Estudantis”, que aconteceu no 2º Encontrão Regional de Grêmios Estudantis de São José dos Campos, no dia 22 de maio.

“O objetivo desse encontro é que vocês conheçam a função de cada cargo no grêmio e estabeleçam um diálogo com a direção da escola. Vocês são o elo entre estudantes e direção”, explica o professor Adriano, da Escola Estadual Sônia Maria, em São José dos Campos.

A palestra teve a presença de 9 grêmios estudantis. Reunidos, eles fizeram dinâmicas sobre as funções de cada cargo e aprenderam temas como comunicação, sociabilidade, organização e cidadania, além de conhecerem mais sobre a história desse tipo de organização e da importância na sociedade.

“O Grêmio é um grupo pequeno de pessoas, se comparado com o resto da escola. Mesmo assim, pode fazer a diferença com atividades programadas e que tenham sentido para a comunidade”, pontua Leonardo Oliveira, coordenador pedagógico da Escola Estadual João Ferreira.  Alex Carneiro, PCNP de Filosofia e Sociologia e um dos mentores do encontro, reforça a ideia: “Todo o sentido do Grêmio Estudantil é fazer com que vocês sejam conscientes de si próprio e de tudo que os cerca”, completa.

Dicas práticas para os alunos, como a formação de um mural com avisos e notícias, também foi um dos conteúdos passados. “O mural tem a função de estar sempre atualizado. Quem é do Grêmio precisa criar uma rotina de leitura com a turma para que a troca de avisos seja automática”, pondera Monica Oliveira, PCNP de Educação Especial.

A palestra fez parte de um ciclo de formação para os grêmios estudantis, que aconteceu durante o 2º Encontrão, que reuniu mais de 1.000 estudantes da rede pública de São José dos Campos no Centro de Formação do Educador (CEFE), no bairro de Santana.