sexta-feira, 30/08/2019
Concursos

Hoje (30) é o último dia de inscrições no Concurso Flink Sampa de Literatura

Concurso tem como objetivo debater protagonismo do negro na sociedade

Hoje, dia 30 de agosto, é o último dia de inscrições no Concurso Flink Sampa de Literatura, iniciativa da Secretaria da Educação em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras.

Leia o regulamento

O curso é destinado a estudantes do  Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Regular ou Integral e suas modalidades, como EJA e comunidades Quilombolas e Indígenas, e tem como grande objetivo engajar a comunidade a debater a questão do protagonismo do negro, evidenciando a contribuição dos afrodescendentes nas diferentes áreas de atuação na sociedade.

Para participar, os estudantes devem enviar uma composição artística de fotografia, pintura, desenho, colagem, gravura ou técnica mista. O trabalho deverá ser realizado individualmente e em sala de aula, após discussões interdisciplinares sobre o tema, proposto pelo professor orientador. “Queremos que o estudante desenhe ou faça livremente uma obra que remeta aos temas que passamos e que possa servir de instrumento de reflexão”, pontua Thaíse de Oliveira, professora da rede.

O tema dessa edição é Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, negro, que por muitos anos na história foi retratado como branco. “Machado de Assis é uma das pedras fundamentais da literatura brasileira. Será de grande importância debater sobre sua obra e também seu poder de representatividade na literatura”, comemora a professora Érica Miranda.

O concurso prega a participação de toda a escola. O diretor da escola formará uma comissão multidisciplinar de professores para a seleção de duas obras (uma da categoria I: Ensino Fundamental Anos Finais; e uma da categoria II: Ensino Médio) para a fase seguinte. Até o dia 09 de setembro, a  diretoria de ensino deverá selecionar duas obras, uma de cada categoria, que representarão a DE nas fases subsequentes.

No período de 16 a 20 de setembro, uma comissão julgadora selecionará 20 finalistas de cada categoria, que serão enviados à Faculdade Zumbi dos Palmares para a definição dos vencedores. Os primeiros colocados receberão um kindle; e os segundos e terceiros, um kit de livros.

As quarenta obras finalistas farão parte da Mostra “Machado de Assis Real”, que será exposta na FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro.