• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/03/2016
Pais e Alunos

Dia da Escola é comemorado em 15 de março

Edifício da Educação foi a sede da primeira escola Normal paulista

Construído para ser um dos símbolos da Educação do Estado, localizado na praça da República, centro da capital paulista, o edifício Caetano de Campos, atual sede da secretaria da Educação, foi inaugurado em 2 de agosto de 1894 e foi também a primeira sede da primeira Escola Normal Paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

 

O prédio, originalmente, possuía apenas dois andares, mas no final da década de 30, ganhou um novo pavimento para abrigar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Por esse motivo, o Caetano de Campos é considerado um dos berços da Universidade de São Paulo. 

Mesmo com sua enorme importância arquitetônica, cultural e política, o Caetano de Campos quase foi demolido no final da década de 70 para a implantação da linha Leste-Oeste do metrô. Mas os paulistanos conseguiram impedir.

Em 1979 o edifício foi reformado para abrigar a secretaria da Educação. Hoje o Caetano de Campos é considerado um monumento histórico e foi tombado como bem cultural do Estado e do Município de São Paulo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPREST).

Hoje, o edifício possui 225 janelas, 86 metros de largura e 37 metros de profundidade nos pavilhões laterais.