• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/10/2005
Últimas Notícias

Hora da Leitura em Mogi das Cruzes expõe trabalhos nesta quarta-feira

Idéia é dar aos alunos a chance de conhecer diferentes estilos literários A Diretoria de Ensino da região de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira, dia 26, das 9 às […]

Idéia é dar aos alunos a chance de conhecer diferentes estilos literários

A Diretoria de Ensino da região de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira, dia 26, das 9 às 17 horas, a 1ª Mostra de Trabalhos do Programa Hora da Leitura, na Universidade Braz Cubas. A finalidade é promover a socialização de projetos de leitura desenvolvidos pelas diferentes unidades escolares, abordando diversos gêneros literários: literatura popular de tradição oral, contos, crônicas, poemas, textos dramáticos, letras de música, charges, tiras e outros estilos próprios para alunos do Ensino Fundamental.

As atividades serão divididas em dois períodos: pela manhã, as palestras terão como objetivo ampliar os conhecimentos na área de leitura, e são direcionadas para os professores. Em seguida, as 51 escolas participantes do programa irão expor seus trabalhos e trocar experiências. Cada unidade escolar pôde escolher o projeto que mais gostou de desenvolver dentro da escola.

No período da tarde será a vez das apresentações de alunos dos três municípios: Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis. Ao todo 20 escolas se inscreveram, o que deve reunir aproximadamente 200 alunos. Hora de explorar a criatividade em saraus literários, dramatizações, leituras expressivas, paródias, poemas e telejornais feitos pelos estudantes.

Hans Christian Andersen, Luis da Câmara Cascudo, Oscar Wilde e Agatha Christie foram alguns dos autores trabalhados durante o Hora da Leitura .

O gosto pela leitura

O Programa Hora da Leitura tem como objetivos contribuir para a formação dos alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, e promover o contato mais próximo com diferentes gêneros de texto, além de compartilhar as idéias de autores clássicos e contemporâneos da literatura universal.

A programação para o encontro inclui além da mostra de painéis a realização de palestras e apresentações de leituras expressivas, dramatizações e monólogos.

Manhã

08 às 9 h – Organização dos Painéis

9 h – Abertura ( Anfiteatro)

09h15 – Mesa Redonda-Profª Drª Luci Mendes Bonini, Profª Drª Rosalia Netto Prados, Profª Drª Sonia Maria Alvarez

Temas :

– Leitura e cidadania.

– Linguagem verbal, não verbal e sincrética.

– Leitura e novas tecnologias: hipertexto e gêneros digitais.

10h45 – Café

11h – Mostra de Painéis entre as escolas participantes ( Espaço Cultural)

12h30 – Encerramento

Tarde (Anfiteatro)

14h – Apresentação de Projetos realizados pelas escolas.

17h – Encerramento

Serviço

1ª Mostra de Trabalhos do Programa Hora da Leitura da região de Mogi das Cruzes

Data: 26.10.2005

Horário: 9h às 17 horas

Local: Universidade Braz Cubas ( Campus I) – Rua Francisco Rodrigues Filho, 1233, Mogilar, Mogi das Cruzes

 

Celso Bandarra