• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/04/2016
Sociedade

Injeção de Esperança

José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado de São Paulo

A despeito das atuais dificuldades enfrentadas pela sociedade brasileira, ávida de solução para os graves problemas políticos, a desaguarem na economia e nas finanças, há motivos para reacender a esperança. A visita a Escolas Estaduais onde o entusiasmo permanece é revigorante.

Quando da inauguração da Escola Estadual “Professora Alexandrina Gomes de Araújo Rodrigues”, em Pindamonhangaba, houve apresentação de um conjunto formado por integrantes do movimento “Saindo da Rua”. A liderança é do Professor Carlos Magno, que trabalha com jovens despertos para atividades condizentes com a era atual e próprios à sua faixa etária.

O espetáculo é contaminante, por incluir a arte à cultura física, numa conciliação importantíssima para a prevenção da saúde integral. Mente saudável, por propiciar exercício que é verdadeira diversão e corpo hígido, a evitar problemas que outros Estados-Nação enfrentam com seriedade, como o do sedentarismo ou obesidade.

Em seguida, a Escola Estadual “Professora Ismênia Monteiro de Oliveira”, também na bela Pinda, mostrou por que vale a pena insistir na formação e intensificação da atuação dos Grêmios Estudantis na Escola Fundamental, primeiro passo da democracia participativa. É gratificante ouvir falar em “protagonismo”, em “participação”, se deleitar com poema elaborado pelo próprio alunado em relação à “Escola que queremos”, assim como atentar às propostas de aproximação entre lar, escola e comunidade.

Ainda na Escola Estadual “Ryoiti Yassuda”, exemplo de parceria bem sucedida, os Grêmios Estudantis do Ensino Médio têm noção da importância de sua interferência efetiva na gestão democrática do ensino. Programas como o do “acolhimento”, propiciam a efetiva edificação da sociedade fraterna, justa e solidária prometida pelo constituinte.

Tudo isso se faz mediante a indissolúvel união entre alunado, professores, diretores, supervisores, dirigentes e família. Nos momentos críticos da nacionalidade, nada como mergulhar numa comunidade escolar consciente de seu papel e de sua relevância, para encontrar estímulo a permanecer na luta, que é brava e desigual, mas que só poderá terminar com a vitória do bem. E este está ao lado dos bem intencionados, motivo a mais para acreditar num amanhã mais promissor para o nosso querido Brasil.