sexta-feira, 04/10/2019
Boas Práticas

Inscrições abertas para Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais

Evento será realizado em Guararema, no dia 25 de outubro

O Encontro Paulista de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais, que acontece no dia 25 de outubro, no Centro de Exposições Luís Carlos, em Guararema, já está com inscrições abertas. Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 21 pelo site abaixo

Faça sua inscrição aqui

Realizado com o objetivo de promover a preservação e difusão da memória ferroviária paulista, o evento, realizado pelo SISEM-SP, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Guararema, contará com programação diversificada, tendo a cidade como um case de sucesso em termos de preservação da memória e do patrimônio ferroviário no estado.

“Trata-se de uma ação exemplar e inspiradora para que outros municípios consigam adotar políticas públicas como a de Guararema na preservação e difusão de seus acervos ferroviários”, afirma Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC/SISEM-SP).

O evento terá diversas atividades. Às 11h, será realizada a “Mesa Técnica 1 – Diretrizes e Estratégias Institucionais voltadas para a Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário”, que discutirá e questionará como cada órgão governamental se posiciona para apoiar os projetos de preservação.  No período da tarde, às 14h, o Encontro é reinicia com a “Mesa Técnica 2 – Patrimônio Ferroviário de Guararema: estratégias e ações práticas de um caso exitoso de Parceria Público/Privado.

Às 16h, haverá a Plenária coordenada por Luiz Palma, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo. Às 16h45 haverá a última apresentação com Kaseker e Sandra, que  farão as considerações finais.

Como parte da programação de recepção do evento, está previsto o percurso de sete quilômetros de trem da Estação Central de Guararema para a Estação Luis Carlos. “Queremos que os interessados, como professores da rede, entendam mais sobre museus, uma importante ferramenta na aprendizagem e também possibilidade de passeio interativo”, explica o diretor do evento.