sexta-feira, 18/06/2004

Itapeva realizará segundo módulo do projeto aluno monitor

Os participantes da capacitação para o projeto Aluno Monitor aguardam o início do segundo módulo que está previsto para ocorrer no próximo mês. As primeiras teclas já estão sendo utilizadas […]

Os participantes da capacitação para o projeto Aluno Monitor aguardam o início do segundo módulo que está previsto para ocorrer no próximo mês. As primeiras teclas já estão sendo utilizadas pelos jovens da região nas Salas-Ambiente de Informática.

As atividades envolvem uma checagem dos softwares, verificação das condições das máquinas, materiais e um levantamento geral sobre a situação da Sala-Ambiente.

Com o projeto em andamento, os alunos deverão seguir alguns critérios. “Os alunos sabem, por exemplo, que devem, antes de qualquer ação, comunicar à direção da escola sobre eventuais problemas, dificuldades e implantação de subprojetos, estabelecer horários de plantão e organizarem-se para o melhor funcionamento do Projeto”, esclarece a Assistente Técnica Pedagógica, Paula Regina de Lima Provasi.

O projeto Aluno Monitor está implantado nas 2.931 escolas da rede estadual de ensino, que dispõem de Sala-Ambiente de Informática (SAI). Cerca de 9 mil alunos, das 89 Diretorias do Ensino, estão sendo capacitados e preparados para apoiar a escola no uso da informática em seu trabalho pedagógico.

O projeto também assume o compromisso de transformar as Salas-Ambientes de Informática em espaços de criação, expressão, vivência participativa e formação de cidadania, com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

As capacitações no Estado começaram em março deste ano e deverão seguir até o início do segundo semestre.

DE faz ação conjugada e prepara professores

A equipe do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional (NRTE) da Diretoria de Ensino de Itapeva mobiliza as equipes de professores da região objetivando projetos com o uso de tecnologia.

O objetivo é expor meios de se trabalhar com a informática, o uso de softwares educacionais e propostas pedagógicas nas escolas, por meio de reuniões periódicas nos horários de trabalho pedagógico coletivo (tempo fora do horário de aula, destinado ao planejamento das atividades pedagógicas produzidas ao longo do ano).

Os professores estão recebendo orientações sobre Internet, programas específicos e softwares educacionais.

As escolas interessadas em obter os conhecimentos adquiridos pela equipe do Núcleo Regional de Tecnologia devem agendar na Diretoria de Ensino.

Luciane Salles