• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/10/2022
Notícia

Jacareí é palco da 4ª Etapa do Circuito de Xadrez Escolar 2022

Cerca de 145 estudantes das escolas estaduais do Litoral Norte, Vale do Paraíba e região Serrana competem em cinco categorias do torneio

Neste sábado (22), a partir das 13h, acontece a 4ª etapa do Circuito de Xadrez Escolar 2022 na Escola Estadual Dr. Francisco Gomes da Silva Prado, em Jacareí. São esperados 145 competidores do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede estadual do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Os estudantes disputam nas categorias Sub 10, Sub 12 e Sub 14.

O Circuito de Xadrez Escolar começou em abril, na cidade de Tremembé, e é dividido em cinco etapas durante o ano. O encerramento será no dia 12 de novembro, em Taubaté. A disputa é aberta ao público, que também pode acompanhar a premiação. “É o primeiro campeonato que nós vamos realizar na escola. Estou animado e treinando para a competição. Eu treino em torno de duas horas diárias, no entanto, não pretendo seguir carreira. Xadrez para mim é apenas por hobby”, disse João Gabriel, da 1ª série do ensino médio e um dos representantes da EE Dr. Francisco Gomes da Silva Prado no torneio.

A diretora da unidade, Aline de Araújo Raymundo, destaca que o torneio promove também a interação entre a escola e comunidade tão importante na retomada das aulas presenciais. “A participação no evento promove o fortalecimento das competências socioemocionais e a socialização entre os alunos de todas as escolas participantes”, avalia.

“Este evento dialoga com a premissa do protagonismo juvenil, que tem por finalidade utilizar o xadrez para auxiliar na concentração, na memorização, no raciocínio lógico, entre outros benefícios”, completa a diretora.

Para o dirigente em exercício da Diretoria de Ensino de Jacareí, Alex Rodolfo Carneiro, o Circuito estimula o raciocínio lógico-matemático, por intermédio do jogo. “O xadrez também se apresenta aos estudantes como esporte, arte e ciência. Desse modo, nossas ações atualmente se concentram em práticas locais nas unidades escolares, em disciplinas eletivas, projetos interdisciplinares e componentes curriculares consolidados na aprendizagem da rede, como matemática, história, arte e educação física.

SERVIÇO

4ª Etapa do Circuito de Xadrez Escolar 2022
Quando: neste sábado, 21 de outubro, a partir das 13h
Aonde: EE Dr. Francisco Gomes da Silva Prado
Endereço: Rua Barão de Jacareí, 910 – Centro – Jacareí