quinta-feira, 19/05/2022

Jogo de cartas ensina programação para estudantes da rede estadual de São Paulo

Oficina será ministrada na Expo Movimento Inova 2022, no Ginásio do Ibirapuera, nos dias 25 e 26 de maio

Aprender sobre programação de computador pode ser um grande desafio, principalmente para quem nunca teve contato com o tema. Foi pensando nisso que surgiu o jogo Cartas Programáveis. A criação da CEO da Mastertech, Camila Achutti, estará disponível para estudantes e profissionais da Educação da rede estadual de São Paulo em uma oficina na Expo Movimento Inova, no dia 25 de maio, das 16 às 17 horas, no Ginásio do Ibirapuera.

“Nossa ideia surgiu antes da pandemia, para ensinar programação em ambientes desafiadores. O jogo também busca dar autonomia aos estudantes para aprender e cooperar entre si, para se corrigirem e assim catalisarem a aprendizagem”, explica Camila Achutti, que também é presidente da Somas, organização não-governamental que ensina programação na Fundação Casa, para jovens privados de liberdade.

Esta é a terceira participação da Mastertech no evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), mas a primeira presencial. “A expectativa é grande. Nosso jogo também está disponível online, mas o contato presencial com as cartas é muito mais interessante”, destaca Camila, mestre em Ciências da Computação e referência na luta por mais mulheres na computação.

A Expo Movimento Inova

Criada especialmente para estudantes do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e do ensino médio, a Expo Movimento Inova vai levar muita tecnologia, inovação e criatividade para o Ginásio do Ibirapuera, nos dias 25 e 26 de maio. Professores, coordenadores, diretores e estudantes das 91 Diretorias de Ensino do estado de São Paulo vão participar presencialmente ou online.

Além de palestras e oficinas com convidados especiais, ainda será possível acompanhar a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e conhecer os 30 projetos finalistas da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), que terão a premiação no primeiro dia da exposição.

“A Expo Movimento Inova é um evento essencial para a rede estadual, para conectar projetos de vida à inovação, permitindo que nossos estudantes e professores vivenciem a tecnologia por meio de palestras e oficinas, mas também da exposição de trabalhos em um movimento em que a rede aprende com a rede”, destaca Débora Garofalo, organizadora do evento, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da Seduc-SP e Teacher Prize 2019.

As atividades gratuitas serão divididas em tendas e salas, onde serão ministradas 12 palestras e 18 oficinas. O objetivo do evento é mostrar as práticas do Inova Educação, que desde 2020 trabalha os componentes curriculares de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação nas 5 mil escolas estaduais de São Paulo. A programação completa da 4ª edição da Expo Movimento Inova está disponível no site https://inova.educacao.sp.gov.br/movimento-inova/movimento-inova-2022/.

Parceiros

Faz Educação & Tecnologia, Code, Google for Education, Tríade Educacional, Instituto Catalisador, Drone Lab Brasil, Educa Digital, Instituto Ayrton Senna, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Unicef, Fundação Lemann, IFood, Microsoft, Árvore, Mastertech, Instituto Palavra Aberta e Universo da Criatividade.

Credenciamento de imprensa

Para cobrir o evento envie e-mail para imprensa@educacao.sp.gov.br com nome do veículo, nome, função e número de telefone dos profissionais.