• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/10/2013
Pais e Alunos

Jogos Escolares agitam as escolas estaduais

Cerca de 4 mil alunos da rede participam da disputa; vencedores representarão o estado

Emoção, disputas e aprendizado. Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo movimentam 4 mil alunos da rede e revelam talentos esportivos nas escolas. “É uma experiência que levarei para a vida toda”, conta Andressa de Jesus Queiroz, aluna da EE Dr. José Manoel Lobo.

“O torneio é o maior evento escolar esportivo da América Latina”, analisa Maria Elisa Kobs Zacarias, gestora de desporto escolar da Secretaria da Educação. Os alunos competem nas modalidades basquete, futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa e xadrez. As disputas são divididas nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Nos dias 5 e 6 de outubro serão realizadas, em Limeira, as finais estaduais da categoria infantil. “Os alunos que estão aqui tiveram que passar por uma série de jogos e conquistar o primeiro lugar pra poder participar dessa fase final, onde todas as regiões se encontram”, explica Liliane Renata Tank Gullo, PCNP de Educação Física, da Diretoria de Ensino de Limeira.

Os vencedores deste final de semana garantem vaga na etapa nacional da competição, realizada Belém, no Pará, entre os dias 3 e 16 de novembro.

Mas além da disputa, tanto professores e alunos são unânimes em afirmar que os jogos proporcionam uma série de aprendizados. “Eles promovem a união dos alunos numa competição e também nos faz descobrir talentos esportivos”, diz Erica Drigo, professora coordenadora da Diretoria de Ensino de Capivari.

“Esses jogos influenciam na formação do atleta tanto na parte esportiva como na parte social. Eles aprendem com as perdas e com a convivência”, opina Vera Lúcia Soares, professora de Educação Física na E.E. Dr. José Manuel Lobo.

#album[2450]down#