sexta-feira, 09/03/2012

Lugares de Aprender: Um final de semana de arte na capital

Descubra toda a arte que pode ser encontrada em São Paulo com as dicas da Secretaria A Secretaria da Educação preparou um passeio artístico para este final de semana. Museus, […]

A Secretaria da Educação preparou um passeio artístico para este final de semana. Museus, galerias e autores nacionais, internacionais, atuais e consagrados ajudam o visitante a entender melhor o universo da arte. E para te ajudar a escolher por onde começar seu passeio artístico acompanhe os vídeos do Lugares de Aprender, produzidos pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

As opções desse final de semana começam com as fotografias e exposições do Instituto Moreira Salles, que está encerrando uma exposição da pintora Mira Schendel. Outra opção é o Museu de Arte Sacra, que faz uma verdadeira homenagem à arte religiosa  do nosso país. Além disso, outro passeio cultural é o  Museu da Arte Contemporânea, que reúne os mais variados temas, estilos, técnicas e materiais.

Conheça um pouco mais sobre esses lugares e desperte o artista dentro de você:

O Instituto Moreira Salles é um ótimo lugar para quem curte fotografias. Com seu acervo de imagens artísticas e documentais, o passeio deslumbra os visitantes. Além de fotos, o Instituto mantém uma biblioteca com edições doadas por importantes atores brasileiros, uma pinacoteca de artes plásticas históricas e contemporâneas e uma discoteca de clássicos brasileiros. Este é o último final de semana de exposição da pintora Mira Schendel.

Horários: De 3ª a 6ª, das 13h às 19h. sábados e domingos, das 13h às 18h;
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis – São Paulo;
Mais informações: http://ims.uol.com.br/.

No Museu de Arte Sacra a religiosidade é encontrada em diversas formas, materiais e expressões. Os santos e figuras religiosas apresentadas no antigo prédio do mosteiro da Luz, criadas em barro, madeira e outros materiais, ajudam a narrar a história do Brasil.

Horários: De 3ª a domingo, das 10h às 18h (bilheteria até as 17h30);
Entrada: R$ 6,00, estudantes pagam meia (clique aqui para mais informações sobre os preços);
Endereço: Av. Tiradentes, 676, Luz – São Paulo;
Mais informações: http://www.museuartesacra.org.br/.

Formado por diversas obras que já passaram pelas galerias do Museu de Arte Moderna de São Paulo, além de doações de famosos colecionadores, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) reúne uma seleção de autores consagrados. Entre as mais de 8 mil obras do seu acervo, podem ser encontradas pinturas de Picasso e esculturas de Tomie Ohtake. Tudo isso torna o MAC um lugar perfeito para saber um pouco mais sobre a arte e os artistas de nosso tempo.

Horários: De 3ª e 5ª, das 10h às 20h. 4ª, 6ª, sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h (fechado de 2ª);
Entrada: Gratuita;
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária – São Paulo;
Mais informações: http://www.mac.usp.br.

Clique aqui para conhecer outros destinos culturais