Alertar a comunidade. Este é o objetivo da atividade que a equipe da escola Cel. Ary Gomes, em Guarulhos, na Grande São Paulo, vai realizar nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 10 horas, durante caminhada pelas ruas próximas à unidade escolar. Aproximadamente 650 pessoas, entre alunos e professores, devem participar. “A idéia é fazer com que todos evitem a proliferação de focos do mosquito aedes aegypti“, explica o coordenador pedagógico Rodrigo Florêncio da Silva.
A preparação dos alunos começou no início do mês, quando agentes de saúde da cidade, em conjunto com professores de ciências, biologia e saúde e qualidade de vida, realizaram uma palestra sobre como combater a dengue, as características do mosquito e como eles se multiplicam. As explicações incluíram o uso de filmes e outras atividades desenvolvidas durante as aulas.
Arte a serviço da saúde
O trabalho de preparação do material que será usado na caminhada já começou. As fantasias são confeccionadas sob a supervisão dos professores de artes Sônia Regina Leme e Jonathan Pereira Pinto. Já o professor de artes tem usado as aulas para unir o útil ao pedagógico durante a confecção das faixas levadas pelos alunos durante a caminhada.
E não é só. A trilha sonora ficará a cargo da fanfarra da escola, que promete estar super afinada sob a batuta do maestro Benedicto Vito de Lara. Nas outras disciplinas, a ordem é abusar da criatividade para a criação dos cartazes.
Percurso
A caminhada – organizada com o apoio da direção e da coordenação pedagógica – vai passar por três bairros: Vila São Rafael, Jardim Tranqüilidade e Itapegica. Após sair da escola, que fica no número 213 da rua Alegre, o grupo segue pelas ruas Maria Cândida Pereira, Mineira, Dona Olga, Fritz Remann, Rio de Janeiro, Bezerra de Menezes, Manoel Quintão, Dona Dica e, em seguida, retorna para a escola.
Serviço
Caminhada de mobilização contra o mosquito da dengue
Data: 25.05.2007
Horário: 10 horas
Local: Escola Cel. Ary Gomes – Rua Alegre nº 213 – Guarulhos (concentração)
Celso Bandarra