sexta-feira, 21/06/2013
Releases

Mais de 5 mil futuros professores da Educação fazem prova para modelo inédito de estágio

Secretaria da Educação do Estado cria maneira pioneira de capacitar novos educadores, inspirada na residência médica. Seleção do Programa Residência Educacional acontece neste domingo   A Secretaria da Educação […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza neste domingo, dia 23, a primeira prova para formar futuros professores da rede estadual de ensino. A seleção faz parte do Programa Residência Educacional, um modelo inédito de estágio criado para oferecer bolsas aos universitários que vão atuar em 1.392 escolas da rede. Mais de 5 mil interessados participam deste processo classificatório e, em agosto, poderão conhecerem na prática o dia a dia das unidades de ensino Fundamental e Médio.

O candidato deve consultar o local onde será realizada a prova, domingo, às 13h, por meio do Portal da Secretaria da Educação.

O residente da Educação atua por 12 meses na escola e o prazo pode ser renovado por igual período. Ele participa de todas as atividades escolares, inclusive na sala de aula e na programação pedagógica, sempre em conjunto com o professor titular. Além do aprendizado na prática, o futuro professor recebe bolsas mensais de R$ 420 e auxílio-transporte de R$ 180.

A participação no programa, inspirado na residência médica, é válida como as horas de estágio obrigatórias para os cursos universitários de licenciatura. A carga horária diária será de até 6 horas, não ultrapassando 15 horas semanais. O investimento total da Secretaria neste novo modelo de formação dos educadores é de R$ 81,6 milhões.

“A previsão é que no próximo semestre letivo as escolas estaduais contem com a atuação deste residente da educação. É um papel novo na estrutura de ensino paulista, que interage com as universidades e agrega qualidade tanto na formação do professor quanto do aluno”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Após a classificação – feita por meio de avaliação de conhecimentos gerais, língua portuguesa e matemática –, os universitários escolhem, entre as escolas participantes do Residência Educacional, em qual vão atuar. Nesta fase piloto, foram selecionadas unidades em 44 diretorias regionais de ensino do Estado.

“O estágio no Programa Residência Educacional traz muitos benefícios. Atende às necessidades de aprendizagem dos nossos alunos e ainda possibilita aos futuros professores a compreensão da escola de educação básica como espaço de formação e construção de saberes docentes”, explica a coordenadora do programa, professora Sandra Lazzarin.

Conheça outros programas para universitários: Bolsa Alfabetização e Bolsa Universidade