• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/11/2013
Imprensa

Mais de 8 mil alunos das escolas estaduais participam de corais de Natal neste fim de ano

Levantamento da Secretaria identifica que 162 unidades de ensino de todo Estado preparam estudantes para encantar comunidades com canções natalinas As canções natalinas chegaram às escolas estaduais. Levantamento da Secretaria […]


Levantamento da Secretaria identifica que 162 unidades de ensino de todo Estado preparam estudantes para encantar comunidades com canções natalinas

As canções natalinas chegaram às escolas estaduais. Levantamento da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo aponta que mais de 8 mil alunos da rede estadual farão apresentações de corais no fim do ano. Foi identificado que 162 unidades de ensino, de diferentes regiões do Estado, organizaram ensaios envolvendo alunos e funcionários. As apresentações acontecem agora nos últimos dias de aula.

A ação de levar músicas e corais às escolas estaduais está articulada aos projetos da Secretaria que visam ampliar a participação dos pais e responsáveis do ambiente escolar e também de incentivo às tradições culturais.

“Aproximar a comunidade das nossas escolas e incentivar atividades que complementam o aprendizado são ações que fortalecem o ensino e agregam ainda mais qualidade ao ambiente escolar”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Do total de unidades de ensino que organizaram corais, 27 são da capital, 45 da região metropolitana e 90 do interior, mostra o levantamento da Pasta.

São diversos tipos de conjuntos, entre eles um da capital paulista que apresenta as canções em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para celebrar a integração entre alunos com e sem deficiência auditiva da escola estadual.  Há ainda corais que vão além dos muros das unidades e fazem apresentações em shoppings e praças, como o exemplo da escola estadual em Hortolândia.

No repertório das músicas natalinas ensaiadas pelos alunos, estão canções tradicionais como “Sapatinho de Natal”, “Noite Feliz” e “Eu Pensei que Todo Mundo Fosse Filho de Papai Noel”.

Além das apresentações, os alunos são incentivados a participarem de outras atividades culturais. Todo mês, a Educação leva estudantes a espetáculos de música, dança e teatro, além de museus e institutos de arte por meio do Programa Cultura é Currículo. Este ano, 1,1 milhão de estudantes participaram.