terça-feira, 20/10/2015
Professores e Funcionários

No ar: mais um episódio da websérie Videoaulas+ sobre imagens de roteiro

O novo vídeo explica como inserir imagens para contextualizar um roteiro

Está no ar, no canal do Youtube da Educação, o terceiro episódio da websérie “Videoaulas+” para professores da rede estadual de ensino, com dicas de como construir um roteiro. Todos podem acessar o conteúdo digital gratuitamente, clique aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O novo episódio ensina como o docente pode inserir imagens para contextualizar o roteiro. No vídeo anterior, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a montar um roteiro com cinco cenas, sendo que a primeira e a última são chamadas de cabeças de apresentação ou apenas chamadas. Neste caso, as imagens que vão ilustrar essas partes são as próprias gravações com o professor. Já as cenas dois, três ou quatro deverão ser planejadas.

O primeiro passo é planejar a escolha dessas imagens. Trechos de filmes, fotos, ilustrações e gráficos poderão ilustrar o conteúdo.  Outra dica importante é ler o roteiro em voz alta e imaginar as imagens de acordo com o conteúdo narrado.

A orientação é anotar todas as imagens na ordem em que elas aparecem no texto. Vale destacar que o vídeo sempre tem uma imagem na tela, por isso não pode deixar lacunas no roteiro.

Muitas vezes o texto pede um reforço visual, por exemplo. Quando o material contém termos complexos é indicado recorrer a alguns recursos, como a legenda. Isso facilita a compreensão do texto.

Não se preocupe com o tamanho do roteiro, o mais importante é apresentar uma narrativa clara e direta. Portanto, sintetizar as informações é fundamental para uma boa compreensão do texto. Se o conteúdo for muito longo, é possível dividir o material em duas partes.

Websérie “Videaulas+”

Serão 10 episódios com dicas práticas de como produzir videoaulas baseadas no Currículo do Estado de São Paulo, técnicas de produção, roteiro, gravação, edição, entre outras. Os docentes poderão consultar novos vídeos todas as terças e quintas-feiras.

O material é produto do conteúdo abordado durante as oficinas presencias da Expedição VideoAulas+, realizada em 16 Diretorias de Ensino. O projeto contou com o envolvimento de 470 docentes e a presença de 240 professores coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP).

A partir da websérie, os docentes poderão criar videoaulas baseadas no Currículo do Estado e ampliar, complementar, enriquecer e diversificar seu próprio trabalho. Acesse a plataforma Currículo+ e, no menu principal, preencha o formulário disponível no espaço “Colabore” para enviar a sua videoaula. Participe!