• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 11/08/2005
Últimas Notícias

Marcos Antônio Monteiro é eleito presidente do Conselho Estadual da Educação

O educador Marcos Antônio Monteiro foi eleito ontem por unanimidade presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE). O atual presidente, Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães, foi eleito, também de forma unânime, […]

O educador Marcos Antônio Monteiro foi eleito ontem por unanimidade presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE). O atual presidente, Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães, foi eleito, também de forma unânime, para a vice-presidência. Na sessão, tomaram posse os novos conselheiros Custódio Filipe de Jesus Pereira, Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos e Amarílis Simões Serra Sério. Foram reconduzidos aos cargos os conselheiros Mauro de Salles Aguiar, Francisco José Carbonari, Fábio Kalil Fares Saba, Eduardo Martinez Júnior e Marcos Antônio Monteiro. Como suplentes tomaram posse Francisco de Moraes, Gilberto Luiz Pierobon, Décio Leoncini Machado e Maria Teresinha Del Cistia.

O novo presidente do CEE, Marcos Antônio Monteiro, que já havia presidido o conselho em 2003/04, é um dos maiores especialistas do Estado de São Paulo em educação para o emprego. Bacharel em Administração de Empresas com especialização em Administração Pública, Marcos Monteiro é professor desde 1977. A sua relação com o ensino técnico data de 1981, quando lecionou na Escola Técnica Estadual Francisco Nogueira de Lima, em Casa Branca, interior paulista, onde nasceu. Entre 1982 e 1990 esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação daquela cidade. Monteiro atuou ainda no poder Legislativo. Foi secretário parlamentar no Congresso Nacional, de 1991 a 1992, e em 1995. Junto à Assembléia Legislativa de São Paulo, atuou como Assessor Técnico, de 1993 a 1994. Tem ampla experiência em educação, seja como professor em sala de aula, seja como dirigente em cargos executivos. Foi diretor-superintendente do Centro Paula Souza, instituto educacional responsável pelas Fatecs e por 104 escolas técnicas em todo o Estado de São Paulo. No ano passado, foi presidente da Febem.

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, participou da sessão e destacou a importância do conselho como palco de importantes discussões para a educação e disse esperar que os conselheiros continuem a trabalhar com seriedade, responsabilidade e competência. Em seu discurso de posse, Marcos Antônio Monteiro agradeceu a confiança do secretário Chalita e dos outros conselheiros. Monteiro disse que pretende dar continuidade à gestão anterior e destacou como novos desafios a serem tratados a reforma univerrsitária, a educação à distância e a educação profissional.

Criado em 1963, o Conselho Estadual da Educação é responsável por traçar normas e criar medidas que disciplinem o ensino no Estado. É composto por 24 membros e cinco suplentes nomeados pelo governador e conta com a presença de pessoas da sociedade civil que se destacaram nos diferentes graus de ensino nas áreas públicas e privadas. A cada três anos, encerra-se o mandato de um terço dos conselheiros. O conselho é então renovado com a recondução de alguns conselheiros e o ingresso de novos nomes.