segunda-feira, 21/11/2022
Destaque

Matemática vira competição divertida em jornada das escolas estaduais de São José dos Campos

A Jornada da Matemática durou 4 meses e envolveu 41 unidades escolares

As escolas da rede estadual de São José dos Campos transformaram os cálculos em uma competição divertida para os estudantes. A Jornada de Matemática 2022 começou em agosto e foi até o dia 18 de novembro, com o envolvimento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de 41 escolas.

Para a Jornada acontecer, uma equipe organizadora, formada pelas professoras Eliane Aparecida Fernandes, Andrezza Eliete Freire, Gleiciane Cristina Souza Netto e Patrícia Cristiane do Amaral pensou em cada detalhe da competição. “Fizemos todo planejamento, preparação, acompanhamento das etapas anteriores dos grupos de escolas, além da organização da final da Jornada de Matemática. A lista é grande de agradecimentos, pois tivemos o apoio dos professores de matemática Priscilla, Rafael e Débora Fernandes na banca julgadora”, comentou a Eliane Aparecida Fernandes.

Eliane não esconde o orgulho do empenho dos estudantes. “Foi recompensador observar a animação, engajamento, trabalho em equipe e as estratégias da matemática que eles aplicaram nos jogos. Foi muito positivo e os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, o desenvolvimento de atividades que potencializam as competências da matemática, uma disciplina que muitas vezes desperta o medo em sala de aula”, conclui a professora.

Outra entusiasta da Jornada de Matemática de São José dos Campos foi a diretora da EE Professor José Frederico Marques, Renata Pessoa da Cruz. “Um grande momento para a nossa escola, que se tornou PEI (Programa Ensino Integral) neste ano, e é a primeira vez que chegamos à final. Ficamos em quarto lugar e tudo foi fruto do trabalho e empenho de todos. Oportunidades assim, organizadas e com foco na aprendizagem, permitem que os alunos utilizem conhecimento, que seja cognitivo, emocional e social”, conta a diretora.

Participantes

Com a Jornada concluída, o sentimento que ficou para os participantes e alunos premiados foi de realização e mais curiosidade em novos desafios no mundo da matemática. Foram entregues troféus e medalhas para os finalistas.

Kauê Henrique Costa Miranda, 10 anos, aluno da EE Professora Ruth Coutinho Sobreiro, participou pela primeira vez e tem planos de continuar. “Pretendo sim participar quando tiver nova edição. Eu fui convidado e gosto dos desafios da matéria”, declarou.

Para Marcus Vinicius Honório Bruno, 10 anos, aluno da EE Major Viador José Mariotto Ferreira, a ansiedade fez parte da competição. “Foi a primeira vez que a minha escola participou e essa é a minha segunda participação. Tive ansiedade em resolver as questões em pouco tempo, mas foi muito emocionante e legal trabalhar em equipe. Foi desafiador”, disse Marcus.

Já para Caio Alexandre Dutra Teixeira, 11 anos, a Jornada pode influenciar em seu futuro acadêmico. Aluno da EE Professora Arlete Eloiza Teixeira, ele pensa em seguir carreira na matemática. “É minha segunda vez neste tipo de competição. Talvez eu siga carreira na área de exatas”, sinalizou o estudante.

A dirigente de Ensino de São José dos Campos, Maria Beatriz Salles de Oliveira, aponta a importância do trabalho em equipe. “Por intermédio da aprendizagem colaborativa, o estudante desenvolve de uma maneira diferenciada as habilidades ligadas ao raciocínio lógico, à solução de problemas, além das habilidades de trabalho em equipe. Para os professores que participam, impulsiona sua formação continuada e dá oportunidade em aplicar os conceitos dos anos iniciais. No geral, há melhoria no desempenho em matemática nas avaliações externas, verificado nos índices das escolas que participam da Jornada da Matemática de São José dos Campos”, concluiu a dirigente.

Classificação final

Primeiro lugar: