sexta-feira, 18/11/2011

Matrículas estão abertas para novo modelo de Ensino Médio de Tempo Integral

Iniciativa prevê jornada de 9 horas e meia, ampliação da grade curricular e três refeições diárias Uma escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu […]

Uma escola alinhada com a realidade do jovem, preparando os alunos para realizar seu projeto de vida e ser protagonista de sua formação. Essa é a proposta do novo modelo de Ensino Médio de Tempo Integral, que será implantado inicialmente em 16 escolas estaduais a partir de 2012, e está com matrículas abertas para alunos desse nível de ensino. Os pais e estudantes interessados podem fazer a inscrição até o fim deste mês em qualquer escola pública.

Uma das principais ações do programa Educação — Compromisso de São Paulo, o novo modelo de Ensino Médio terá jornada ampliada de seis horas para nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. A estrutura contará com salas temáticas de português, história, arte e geografia, salas de leitura e informática, e laboratórios de biologia, química, física e matemática.

Os alunos terão orientação de estudos e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, eles contarão com disciplinas eletivas, de acordo com a área de interesse. O intuito é contribuir para que o aluno esteja apto tanto para a continuação dos estudos após o Ensino Médio, quanto para o mundo do trabalho.

“Nosso objetivo maior com essa iniciativa é a melhoria da qualidade da educação de nossos alunos”, destacou o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. “Queremos fazer com que nossos jovens formados pelo Ensino Médio de São Paulo estejam preparados não só para os novos desafios do mundo do trabalho, mas também para uma sólida formação universitária.”

A diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está na integração das disciplinas do currículo e no novo regime de trabalho de seus professores.

Professores com dedicação exclusiva

As escolas de Ensino Médio de Tempo Integral terão novo regime de trabalho para os professores que atuarem exclusivamente nessas unidades. Será criado um regime de dedicação plena e integral, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

O trabalho a ser desenvolvido nessas primeiras unidades servirá de referência para a ampliação da iniciativa em todo o Estado nos anos seguintes, de modo a promover a melhoria da qualidade do ensino, nos termos do programa Educação — Compromisso de São Paulo. Anunciado pelo governador Geraldo Alckmin no Dia do Professor (15 de outubro), o programa tem como objetivos principais colocar o sistema educacional de São Paulo entre os melhores do mundo e fazer a carreira de professor ser uma das mais valorizadas entre os jovens.

Somadas, as 16 escolas deverão atender cerca de 6,4 mil alunos em todo o Estado. Veja a lista de escolas abaixo:

Diretoria de Ensino – Município – Nome da escola

Araraquara – Araraquara – Jardim Imperial