terça-feira, 13/12/2022

Max Gehringer conversa com estudantes acolhedores em Jundiaí

O encontro faz parte da orientação técnica para o Acolhimento 2023

A Diretoria de Ensino Região de Jundiaí promove nesta quarta-feira (14) a ‘Orientação Técnica Acolhimento 2023 – Vamos Planejar?’. A iniciativa tem início às 8h, na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, com a abertura de Max Gehringer, administrador mercantil e autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial.

Segundo a dirigente de ensino Valdete Melo, o intuito é preparar os estudantes acolhedores e equipes de gestão para que as unidades continuem sendo referências no acolhimento dos novos alunos e também dos veteranos.

“Nós fizemos uma programação diversificada e ainda, Max Gehringer estará conosco para falar sobre protagonismo juvenil. Teremos também, a apresentação musical com o Grupão APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Campo Limpo Paulista e mesa redonda com estudantes acolhedores. Nosso empenho é preparar todos para 2023”, disse Valdete Melo.

Para a divulgação do evento, a Diretoria de Ensino valorizou o trabalho dos alunos com o uso de duas ilustrações elaboradas pelas estudantes Leia Alves da Silva (EE Profa. Maria de Almeida Schledorn) e Maísa Gordo Santos (EE Prof. Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato). As artes retratam o objetivo de acolher a todos sem distinção.

Programação

A Orientação Técnica para Acolhimento 2023 tem início às 8h, nesta quarta-feira, 14, com o credenciamento dos participantes.

8h30

– Max Gehringer faz a palestra de abertura com o tema “Acolhimento e Protagonismo Juvenil”

– Apresentação musical do Grupão APAE de Campo Limpo

– Técnica de arterapia, com Analice de Oliveira – Grupo Luminar

– Mesa redonda: estudantes e acolhedores.

– Apresentações sobre o Conviva, Projeto de Vida e Documento Orientador para o Acolhimento 2023.

10h15

Intervalo

10h30

– Discussão de questões norteadoras: grupos divididos

– Socialização das questões de acolhimento

– Respiração e Meditação com Marcela Mölk – Grupo Luminar

12h

Almoço

13h15

– Rotação por Estações – Oficinas nas Salas de Aula com os temas: ‘Primeiro Dia de Aula!’, ‘Mala de Viagem’, ‘Chaveiro de Emoções’ e ‘Caminho Sensorial’.

– Socialização das Oficinas

– Exibição do vídeo ‘A importância do acolhimento no processo de construção do emocional’, com Josy Domingues Marinho

– Orientações sobre a elaboração do Plano de Acolhimento e Formação dos Alunos Acolhedores.

15h

Encerramento com a artesão Analice de Oliveira – ‘A Arteterapia transformando o cotidiano’.

Orientação Técnica Para o Acolhimento 2023

Quando: 14 de dezembro de 2022, às 8h30