Se por um lado, as garrafas pet facilitam o armazenamento, transporte e comércio de produtos, por outro, representam um sério problema para a natureza. Isso porque a durabilidade do material, a resistência à umidade e também aos produtos químicos faz com que as garrafas levem pelo menos cem anos para se decompor.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, lembramos que pequenas atitudes podem ajudar a salvar o planeta, e aquela garrafa pet que seria descartada na natureza pode virar um lindo vaso para plantas.
Basta cortar a garrafa ao meio e colocar terra e a planta de sua preferência. Além disso, você pode personalizar com olhinhos, nariz e boca, usando a própria tampa da garrafa e um par de botões. Fácil, né? Os professores da rede podem fazer as atividades com os alunos em sala de aula e ainda decorar os corredores das escolas com os lindos vasinhos.
Para se inspirar
O aluno Guilherme Barbosa Marcondes, da E.E. Afonso Cáfaro, de Fernandópolis, foi além dos vasos para planta. Ele criou um tijolo ecológico com a massa de cimento feita com trituras de garrafa pet. Além de uma ideia sustentável, que evita o descarte do material na natureza, o invento resulta em um tijolo mais leve, que pode melhorar a vida das pessoas que trabalham na área da construção civil.