segunda-feira, 30/10/2006

Melhores projetos das Escolas de Tempo Integral são premiados pela Secretaria da Educação

Lista de premiados, que ganharão viagem de sete dias à Espanha, inclui seis diretores do interior do Estado e um da Grande São Paulo Sete diretores de escolas estaduais que […]

Sete diretores de escolas estaduais que funcionam em período integral recebem nesta segunda-feira, dia 30, às 18 horas, o prêmio “Escola de Tempo Integral em São Paulo: Referências de Gestão e Liderança”. O evento no salão nobre da Secretaria de Estado da Educação, idealizadora do prêmio, terá a presença da secretária adjunta, Carmem Annunziato, e do diretor geral de Edições SM Brasil, Borja Basagoiti.

Sobre o Prêmio

Surgiu da parceria entre a Secretaria e o Instituto SM para a Eqüidade e Qualidade Educativa. A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) – por meio do Centro de Referência em Educação “Mário Covas”, e em conjunto com as Coordenadorias de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo e do Interior – implementou as ações necessárias à realização do Prêmio, que faz parte das ações da Escola de Tempo Integral.

Objetivos da premiação

O prêmio, já na 2ª edição, tem estimulado o registro e divulgação de referências das Escolas Públicas de São Paulo, por meio de diversos canais e, em especial, pela internet. A idéia é valorizar a gestão escolar e a liderança do diretor no processo de implementação, organização e transformação da unidade escolar em Escola de Tempo Integral (ETI): desafios, intervenções em 2006 e propostas de melhoria da gestão escolar para 2007, de acordo com as Diretrizes da Secretaria de Estado da Educação, por meio da CENP.

Ponto de partida

Todos desenvolveram o mesmo tema: A Escola de Tempo Integral: Análise do processo de implementação e da prática de organização e transformação da unidade escolar em Escola de Tempo Integral (ETI). O trabalho teve como foco a gestão escolar e a liderança que o diretor exerce na implementação da Escola de Tempo Integral , e obedeceu aos vários critérios que envolvem parcerias com instituições e entidades, estímulo e apoio à organização dos alunos, compromisso com a comunidade, satisfação de pais, alunos e professores; qualidade do ambiente escolar, projetos inovadores e criativos para a melhoria da prática pedagógica, articulação entre professores das oficinas curriculares e docentes, e medidas que melhorem o desempenho das oficinas e estimulem a participação dos alunos.

Processo de seleção

Foram recebidas ao todo cento e setenta e uma inscrições no mês de setembro. As Diretorias de Ensino selecionaram os trabalhos de acordo com o critério de proporcionalidade: diretorias com até dez ETIs poderiam selecionar até dois trabalhos. Já as que tinham entre onze e vinte e uma ETIs, até quatro trabalhos. Foram encaminhados ao Centro de Referência em Educação “Mário Covas” 78 trabalhos, sendo sessenta e três do interior, e quinze da Capital e Grande São Paulo.

Após uma análise criteriosa, 13 diretores foram indicados para entrevista. E na seleção final, no início de outubro, a comissão selecionou sete vencedores, que serão premiados com uma viagem cultural e de intercâmbio à Espanha, custeada pelo Instituto SM, parceiro da Secretaria nesta iniciativa. A viagem para os sete diretores terá duração de sete dias, com saída marcada para o próximo dia 12.

Mais sobre o parceiro

O Instituto SM para a Educação foi criado pelo Grupo SM, tendo como principais objetivos colaborar com as autoridades responsáveis pelas políticas de educação nas esferas federal, estadual e municipal; auxiliar os responsáveis pela direção das escolas; fomentar a pesquisa educacional e a inovação do processo pedagógico; e participar das iniciativas de desenvolvimento das instituições públicas e privadas, em favor da qualidade e da equidade na educação.

Os vencedores

A lista de premiados inclui seis diretores do interior do Estado, e um da Grande São Paulo. Veja, a seguir, quem são os vencedores:

•  Lucia Toshiko Shimamoto, Diretora da EE Diva Figueiredo da Silveira, localizada no município de Paraguaçu (DE Assis).

•  Ednéia Aparecida Cardoso, Diretora da EE Manoel dos Santos, localizada no município de Magda (DE Fernandópolis).

•  Silvia Cristina da Silva Brassaloti, diretora da EE Lesbino de Souza Alkimin, localizada no município de Populina (DE Fernandópolis).

•  Sirlei Aparecida de Fátima Zambon Oliveira, diretora da EE Elza Pirro Viana, localizada no município de Jales (DE Jales).

•  Eurico Marcos Magni, Diretor da EE Geraldo Tristão de Lima, localizada no município de Batatais (DE Ribeirão Preto).

•  João Carlos de Almeida, Diretor da EE Olimpio Catão, localizada no município de São José dos Campos (DE São José dos Campos).

•  José Teodoro Filho, diretor da EE Fernando Nobre, localizada no município de Carapicuíba (DE Carapicuíba).

Sobre a Escola de Tempo Integral

O Programa Escola de Tempo Integral soma atualmente 508 escolas de ensino fundamental em 230 municípios paulistas. Centro e vinte e uma escolas ficam na Capital e Grande São Paulo, e outras 387 unidades estão no interior.