quinta-feira, 30/01/2020
Creche Escola

Monte Azul Paulista recebe unidade do programa Creche Escola

Unidades em Monte Azul Paulista e Taiúva devem beneficiar 260 alunos, investimento foi da ordem de R$ 3,2 milhões

Na última sexta-feira (24), a cidade de Monte Azul Paulista recebeu uma unidade do programa Creche Escola. Trata-se da 52ª creche entregue na atual gestão e a segunda no ano de 2020.

A CEMEI Professora Edir Celina Roncaglia Del’Arco pode atender até 130 crianças de 0 a 5 anos cada. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitas todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A construção da unidade, num bairro carente da cidade, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão do governo paulista, em conjunto com a prefeitura do município, que hoje conta com pouco mais de 19.000 habitantes.  “A parceria entre estado e município é fundamental para nossas pretensões e celebra um governo que pensa em todos de forma igual, melhorando a aprendizagem em todo o estado”, comemora Leandro Damy, presidente da FDE.

Para o prefeito Marcelo Otaviano dos Santos, a entrega da creche simboliza um esforço conjunto que prioriza os cidadãos do município. “Toda minha equipe se empenhou para que essa creche se tornasse realidade. Nada disso seria possível sem a ajuda do governo estadual e a parceria entre município e estado que permite que tenhamos creches da maior qualidade. Teremos muitas crianças brincando e estudando a partir do dia 03 de fevereiro”, pontua o prefeito.

Já a Secretária municipal de Educação do Município, Carmen Alves, explica como a creche será importante ao município. “Fico muito feliz por estar aqui. Foi um trabalho em conjunto de todos para viabilizar essa obra que atingirá uma parte da população mais rural de nossa cidade. Ainda temos mais uma creche para terminar e ela ajudará a atender os filhos e filhas dos trabalhadores que vem para a grande demanda industrial de nosso município”, pontua.

Sobre o Programa Creche Escola

O Programa Creche Escola prevê a construção de creches com o trabalho conjunto entre município e governo.

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Educação efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE.

Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “Sempre focamos nas áreas que mais precisam de creches, pautada numa avaliação seguindo critérios socioeducacionais. É um orgulho estarmos aqui inaugurando mais uma creche nessa região”, explica Valeska Toledo, subsecretária de acompanhamento da Educação.