quarta-feira, 21/10/2020
Inova Educação

Movimento Inova reúne atividades de robótica, ciência e tecnologia aos alunos da rede estadual de SP nesta quinta e sexta-feira

Serão dois dias de atividades dedicados à tecnologia, inovação, à criatividade e a atividades mão na massa, com o foco na educação do século XXI

Promovido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o Movimento Inova 2020 ocorre nesta quinta (22) e sexta-feira (23). A segunda edição do evento neste ano será totalmente online e transmitida pelo Centro de Mídias SP. Os alunos têm liberdade para escolherem as atividades que mais lhe interessam.

A programação que é voltada aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA, é um desdobramento do programa Inova Educação implementado neste ano, que compreende os novos componentes curriculares: Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação.

Nestes dois dias, os alunos terão à disposição atividades ligadas à tecnologia, ciência e robótica que vão permitir uma maior conexão entre professores, alunos e outros integrantes da rede estadual e conectá-los às soluções tecnológicas inovadoras.

Também será uma oportunidade de conhecer, reconhecer e valorizar boas práticas de professores, estudantes de toda a rede estadual de ensino relacionados aos novos componentes.

O Movimento Inova 2020 conta com três categorias: a Feira de Ciências que inclui os desafios matemáticos, a Mostra de Aprendizagem Criativa e Robótica e também o Hackathon que incentiva os estudantes a desenvolverem soluções para problemas e desafios encontrados na rede estadual.

Feira de Ciências
Já tradicional na rede estadual a Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP) desde o ano passado está incorporada ao Movimento Inova. A grande final da competição será durante o evento que traz os temas Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os projetos finalistas que já passaram pela seletiva regional (DER) e pela seletiva estadual (SEDUC), serão avaliados por Professores Universitários, Empresários e parceiros da SEDUC para a escolha dos vencedores.

Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa
Na Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa, estudantes dos anos finas (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e do ensino médio da rede deverão apresentar projetos de robótica e computação criativa, que tenham sido desenvolvidos dentro das unidades escolares em qualquer área do conhecimento, grupos de estudos, grêmio estudantil, entre outros.

Hackaton
O Hackathon é uma maratona de trabalho com as 10 melhores ideias trazidas por grupos de estudantes do ensino médio de idade igual ou superior a 15 anos, que tenham criado soluções tecnológicas em diversos formatos, como aplicativos, sistemas, processos ou serviços que sejam otimizados por meio de uma ferramenta tecnológica, para os problemas e desafios da rede estadual de ensino. Ao final da imersão de dois dias, como nas grandes Hackatons online que acontecem pelo mundo, o grupo que chegar ao melhor resultado será premiado.

Outras atividades
Além dessas três competições o Movimento Inova 2020 também contará com atividades como palestras e oficinas com profissionais Secretaria de Educação do Estado e convidados especiais da Microsoft, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Palavra Aberta, Qualcomm, Grupo +Unidos, Policia Militar de São Paulo, RBAC (Núcleo São Paulo), Gamificação Criativa, Boeing Brasil, Instituto Ayrton Senna, Instituto Educadigital, Unesco, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Tríade Educacional. Confira alguns temas já programados:
• Desinformação e educação midiática
• Importância da Cultura Digital e do Pensamento Computacional nos dias de hoje
• Programação desplugada
• Como montar uma agência de noticias
• Projeto de Vida: Mercado de Trabalho e Tendências de tecnologia
• Gamificação e Aprendizagem Criativa
• Robótica
• Projetos STEAM
• Como ser um youtuber
• Pensamento Computacional
• Women in STEM
• Projeto de Vida – as competências digitais no Mundo do Trabalho
• Desafio Isso ou Aquilo: De olho no meu desenvolvimento socioemocional
• Bora estudar com Minecraft?
• Cidadania Digital Design Meeting
• Bora criar

A programação completa e mais informações já estão disponíveis no site do evento.