quarta-feira, 04/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Mudas de Pau Brasil são plantadas no jardim do prédio Caetano de Campos

A ação foi realizada por representantes da Operação Pau Brasil, responsável pelo plantio de mais de um milhão de exemplares

A sede da Secretaria da Educação ganhou dois novos moradores. No jardim que está localizado à frente do prédio Caetano de Campos, foram plantadas duas mudas de Pau Brasil. A ação faz parte de parceria entre a Educação e o Instituto Pau Brasil SOS Juçara. Entre outras autoridades, participaram do “plantio simbólico” o secretário José Renato Nalini e equipe do instituto.

O Decreto-Lei Federal de nº 6.607 de 7 de dezembro de 1978 prevê o plantio da espécie Pau Brasil (Paubrasillia Echinata) em escolas públicas, estaduais e federais, praças e logradouros, locais de eventos de grande porte. A missão Operação Pau Brasil chegou justamente para promover e divulgar a lei.

A professora Valesca Toledo, Subsecretária de Articulação Regional, enfatizou a necessidade fundamental da conscientização e sensibilização dos alunos para o plantio da árvore símbolo do Brasil, desde sua importância histórica até a preservação no meio ambiente. “E ter esses dois exemplares no jardim da Secretaria da Educação foi um grande presente, assim todos podem acompanhar o seu crescimento, embelezando o nosso jardim”, afirma Valesca.

O professor José Carlos Francisco, que é o coordenador da CGRH – Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo participou do evento onde foram plantadas duas mudas da árvore no jardim do prédio Caetano de Campos. “A participação no plantio da muda do Pau-Brasil despertou em mim a importância de valorizar o nosso patrimônio natural”, entende o professor José Carlos.

A iniciativa existe desde 2011, e “desde então foram plantadas cerca de 1 milhão de unidades em todo o território nacional”, explica Luiz Magalhães, coordenador Nacional da Operação Pau Brasil, que é formada por profissionais liberais.

Na E.E. Sapopemba, alunos gremistas encabeçam um projeto de plantio de árvores chamado MAPA – Mais Árvores Por Aí. Lá, todos aprendem desde cedo a importância de preservar o Meio Ambiente. Eles não plantam apenas o Pau-Brasil, mas todos os tipos de árvores, dentro e fora da escola. “Nós precisamos cuidar desse planeta. E a gente começa aonde? No quintal de casa. E a escola é nossa casa também”, explica a diretora da unidade escolar, Ana Rosa Raghiante.

Sobre o Pau-Brasil

Em 3 de maio de cada ano se comemora o Dia Nacional do Pau Brasil, considera a árvore símbolo nacional. Das raízes à sua copa, chega a medir entre 10 e 15 metros de altura. O exemplar era abundante na Mata Atlântica, na época de descobrimento do Brasil pelos portugueses. Possui um tronco reto e relativamente fino, com uma coloração cinza-escura. A árvore dá flores amarelas e um extrato interior, de onde se pode fazer uma tinta de coloração avermelhada.