O governador Geraldo Alckmin entregou neste sábado (22) 30 veículos para o transporte escolar na região Central e de Bauru, que beneficiarão 794 alunos de 12 municípios, com investimento de R$ 4,9 milhões. No total, desde o final do ano passado, a Educação já entregou mais de 300 ônibus, para prefeituras, no valor de cerca de R$ 47,5 milhões.
As cidades contempladas com os novos ônibus são: Borborema, Cafelândia, Getulina, Guaimbê, Guarantã, Iacanga, Lins, Pongaí, Promissão, Reginópolis, Sabino e Uru.
A oferta dos ônibus está integrada às ações para fortalecer o ensino em todo o Estado. Um destes programas é o novo modelo de escola de tempo integral, que neste ano letivo está presente em quatro unidades de ensino na região de Bauru, com mais de 900 estudantes matriculados. Na região Central, são seis unidades com 1.500 alunos.
Esta modalidade de ensino, que está em expansão, oferece em média jornada de nove horas, oferta de disciplinas eletivas, laboratórios e professores com dedicação exclusiva e gratificação salarial de 75% sobre o salário-base. O número de instituições que operam com este modelo quase triplicou de 2013 para 2014, passando de 69 para 182 escolas.
Novas escolas de tempo integral
A meta do Governo é chegar em 2015 com 300 escolas trabalhando com o sistema de tempo integral. Para isso, as 91 Diretorias de Ensino do Estado já começaram a cadastrar as unidades escolares que desejam participar. A inscrição deve ser feita por meio do GDAE, sistema online para organização da rede estadual de ensino.