Com muito alto astral e inspiração, os alunos da E.E. Joaquim Alves Figueiredo, em Catanduva, venceram o concurso de paródias do projeto Prevenção Também se Ensina, voltado para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, matriculados em escolas da Diretoria de Ensino da região.
Inspirados na música “Eu só quero um xodó”, do cantor e compositor Luiz Gonzaga, os estudantes fizeram uma paródia de nome “Eu só quero um amor”. Com o tema Namoro é Preciso Conhecer, os alunos tiveram o objetivo de passar um recado sobre o amor próprio e a importância de esperar a hora certa para o namoro.
“Nós escolhemos a música do Luiz Gonzaga porque além de ser uma boa canção, em nosso entendimento, facilitaria muito para que falássemos do assunto, que é sério”, revela Amanda Pirolla Biagi, integrante do grupo vencedor.
O concurso foi dividido em quatro categorias, sendo Paródia para o Ensino Médio e Quadras, Frases e Charges para o Ensino Fundamental. “São passados para os alunos os temas. No caso dos estudantes do Ensino Médio, eles escolhem uma música e fazem uma paródia em cima dela”, conta a coordenadora do Ensino Fundamental da escola, Giovana Sebastiana Garute Betarello.
A música que representaria a escola foi definida a partir de uma seleção feita por professores e coordenadores. Com isso, foi enviada à Diretoria de Ensino a paródia “Eu só quero um amor”, que entrou em uma disputa contra outras dez escolas. Ficou a cargo de uma banca de jurados a definição da paródia vencedora do concurso.
Integrante do grupo vencedor, o aluno Neemias Augusto Rodrigues não esconde a felicidade pela conquista. “O grupo inteiro ficou muito feliz, pois foi o reconhecimento de um trabalho que durou cerca de duas a três semanas e que contou com o incentivo de professores, além da colaboração de todos os integrantes”, conta.
Para a professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico de Ciências, Telma Biselli de Lourenço, a importância do evento vai além de uma simples apresentação. “Esse evento realizado pela Diretoria de Ensino é de suma importância porque é por meio dele que conseguimos detectar o momento que o jovem passa”, conta.
Promoção da saúde
Programas de promoção da saúde já fazem parte da rotina da rede estadual de ensino. Com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a Educação distribui todos os anos o kit “Prevenção também se ensina”. O material enviado a todas as cinco mil unidades conta com 14 publicações, dois DVDs e quatro CDs, todos voltados para o uso do educador, com sugestões de atividades e temáticas como álcool, tabaco e outras drogas, sexualidade e adolescência, consumo consciente e cyberbullying para alunos de todas as idades.