• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/08/2014
Grêmio Estudantil

Alunos podem conferir dicas sobre como se tornarem gremistas

Participantes têm um canal de diálogo e são incentivados a realizar ações em suas escolas

Na Semana do Estudante, os alunos estão sendo incentivados a fortalecerem o contato com os grêmios estundantis e a criarem seus próprios grupos de representantes.

Atualmente, estão em atividade 3.477 grêmios estudantis formados por alunos da rede. A representatividade dos grêmios cresceu em quase 100 novos grupos desde o mês de maio deste ano, quando eram 3.380.

Na segunda-feira (11), Dia do Estudante, 33 presidentes de grêmios estudantis, de unidades da rede da região de São Carlos, participaram de um encontro na sede da Secretaria da Educação, em São Paulo. Esses alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos por eles em suas escolas.

Os grêmios estundantis têm como proposta manter um canal de diálogo direto com as agremiações com foco no ensino participativo e incentivar os estudantes para a realização de debates, tribunas e socialização das experiências adquiridas em cada uma das unidades escolares onde atuam. Além de despertar nos estudantes o espírito de liderança e responsabilidade

Saiba como criar um grêmio estudantil

A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. O primeiro é comunicar à direção a proposta. Depois organizar uma comissão para esclarecer aos outros estudantes quais as funções do colegiado, formar um estatuto e convocar uma Assembleia Geral.

A segunda etapa diz respeito à escolha dos representantes. Em 96% das escolas da rede estadual, o processo é feito por meio de eleição, sendo o voto facultativo a opção de 51% das unidades. Nessa etapa a comissão eleitoral é quem responde pela organização, apuração dos votos e a posse da chapa eleita.

Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade.