Há exatos 19 anos, a cidade do Dakar, no Senegal, recebia 180 autoridades do mundo todo no Fórum Mundial de Educação para firmar um compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Desde então, o dia passou a ser o Dia da Educação, comemorado mundialmente.
Toda data comemorativa tem a função de lembrar que um processo é contínuo e nunca para. Não é diferente com a educação. Ela não começa quando o aluno entra na escola, tampouco termina quando o aluno se forma na graduação. A educação é um processo contínuo que envolve aprendizagem, valores, reflexões e visões diferentes de mundo.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é responsável pelo aprendizado de mais de 3,5 milhões de alunos. Um processo que envolve etapas, gestão, conhecimento e muita responsabilidade. “Sempre falo que somos uma das maiores empresas do mundo, e precisamos ter gente qualificada para pensar nos nossos jovens”, pontua o secretário de educação Rossieli Soares.
Para fomentar esse processo eterno que é a aprendizagem, a secretaria selecionou alguns de seus programas pedagógicos de grande impacto. São ações pensadas para mudar mentes e vidas.
Programa de Ensino Integral
Modelo no mundo todo e um dos focos da Educação, o PEI – Programa de Ensino Integral – prevê que os alunos cumpram jornada estendida de estudos (EF Anos Finais de 8h40min e EM até 9h30min), com atuação dos professores em dedicação plena. Em pleno funcionamento, o modelo teve mais 52 escolas estaduais aderindo ao sistema a partir de 2019.
Além das disciplinas da Base Nacional Comum, os estudantes contam com aulas eletivas, aulas experimentais, projeto de vida, clube juvenil, orientação de estudo e tutoria. O PEI também contribui com atividades que estimulam o mundo do trabalho e a preparação acadêmica. “A jornada estendida não só potencializa o Currículo da Base Nacional Comum, como também a parte diversificada”, explica Valdete Melo, membro da equipe técnica do Programa de Ensino Integral e responsável pela formação pedagógica.
Creche Escola
O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Aberto aos 645 municípios do estado, ele funciona no formato de parceria: O Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.
Apenas nos primeiros 100 dias da gestão João Doria foram inauguradas 20 creches em diferentes regiões do Estado, criando mais de 2,6 vagas na educação infantil. “A educação tem papel fundamental na formação de qualquer sociedade”, diz Leandro Damy, presidente da FDE e presente no evento. “Como o secretário diz, são nos primeiros 1000 dias de vida que o perfil de uma pessoa é formado, e por isso temos que focar nessa fase”, conclui.
Centro de Estudo de Línguas
Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL), que tem em todo o Estado mais de 200 unidades. O programa oferece cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim e japonês, conforme a demanda de cada região.
Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. “O CEL pode mudar a vida profissional de um aluno, mas a pessoal também. Possibilita maior entendimento de identidade cultural, de respeito…é um crescimento constante”, pontua Nathan Ventura, professor de Espanhol do CEL na rede estadual.
Educa SP
Governo do Estado de São Paulo lançou o programa “Educa SP”, que levará alunos do Ensino Médio da rede estadual à universidade. Através do projeto, jovens terão acesso a atividades complementares em instituições de ensino superior públicas e privadas parceiras em todo Estado.
Neste projeto piloto, serão atendidos até 30 mil alunos da rede em 2019. O certificado estará atrelado à conclusão do Ensino Médio e a carga horária do curso não vai substituir as aulas regulares, que continuam obrigatórias.
Visão do Futuro
Desenvolvido há 11 anos na capital, o Programa Visão do Futuro conta com participação de hospitais universitários como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Nesse período, verificou-se que de 20% a 30% das crianças nessa faixa-etária apresentam alguma alteração visual.
A iniciativa é feita em parceria com Secretaria de Estado da Saúde e o com o Fundo Social de São Paulo. Através da ação, professores da rede, previamente capacitados pelas Pastas, realizam testes de acuidade visual (TAV) em sala de aula autorizados pelos pais ou responsáveis.
Gestão em Foco
O objetivo do Gestão em Foco é melhorar o aprendizado de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a formulação de planos de trabalho personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. O método é utilizado desde o planejamento estratégico para o ano letivo e passa por etapas como identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar as soluções elaboradas.
A terceira fase da expansão do programa Gestão em Foco – MMR (Método de Melhoria de Resultados) está em aplicação na rede estadual de São Paulo. Agora o programa será implementado em 1.715 unidades de 39 diretorias de ensino do Interior de São Paulo, totalizando 100% da rede pública do Estado.
As unidades também contarão com um aporte de R$ 50 milhões da Secretaria Estadual da Educação. Os valores, com média de R$ 8 mil, por escola, serão destinados seguindo critérios como número de alunos, vulnerabilidade da região em que está instalada e complexidade da escola. Os repasses serão feitos em três lotes, a partir do segundo semestre.
Projeto Líderes Públicos
A Educação vai implementar um projeto com base em competências para profissionalizar as posições de liderança que atuam na rede. Começa com todos os 91 Dirigentes Regionais de Ensino – líder das escolas nas regiões -, mas vai abranger diretores de escola, vices, supervisores, entre outros cargos.
Chamado “Líderes Públicos”, o objetivo do projeto é adotar critérios claros para analisar o desempenho e implementar um modelo de gestão de pessoas no setor público, assim como ocorre em grandes empresas privadas.
Educação Indígena
A rede de ensino paulista também desenvolve políticas inclusivas para alunos de comunidades indígenas. Mais de 1,8 mil alunos do Estado de São Paulo são atendidos entre as séries dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio. São mais de 40 escolas equipadas com infraestrutura específica voltada aos estudantes das etnias guarani, tupi-guarani, terena, kaingang e krenak.