• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/02/2020
Boas Práticas

Inscrições abertas para a Mostra Brasileira de Foguetes

Mostra acontece junto da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Alunos da rede estadual de São Paulo podem lançar projetos para serem exibidos na 14ª Mostra Brasileira de Foguetes, que acontece junto da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Para realizar a inscrição, é preciso que escolas listem os projetos e enviem seguindo as instruções abaixo.

Confira mais aqui

A mostra avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A novidade deste ano é que professores também poderão construir e lançar foguetes de papel, mas sem concorrer a prêmios.

A Mostra é dividida por categorias. Os estudantes do ensino médio que conseguirem lançar seus foguetes acima de 90 metros e os do ensino fundamental do nível 3, do sexto ao nono ano, que lançarem acima de 80 metros serão convidados para a Jornada de Foguetes, que terá, no máximo, uma equipe por escola. A Jornada é um evento anual que reúne alunos de todo país na cidade de Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro.

Em 2019, a mostra teve a participação de 154.578 alunos. “Quando você lança um foguete, vê que a física não é só fórmula, ela passa a ter um significado muito real de equações que descrevem o movimento do foguete. E é prazeroso, porque você não tem uma receita pronta para fazer o seu foguete ir mais longe que os dos demais”, explica João Batista Canalle, professor do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A Olimpíada é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Universidade Paulista (UNIP).

Para essa edição, são esperados mais de 200 mil alunos.