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sexta-feira, 26/10/2012
Ensino Integral

Nas unidades de Ensino Integral, disciplinas eletivas aproximam alunos e escola

  A aula de Astronomia começa em sala de aula, mas logo os alunos se dirigem para a quadra. A tarefa dos estudantes é montar um sistema solar e, para […]

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A aula de Astronomia começa em sala de aula, mas logo os alunos se dirigem para a quadra. A tarefa dos estudantes é montar um sistema solar e, para isso, cada um deles será um planeta. Nessa aula, incomum mesmo é quando apenas lousa e giz são as ferramentas de aprendizado.

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A Astronomia é uma das disciplinas eletivas da E.E. Ryoiti Yassuda, em Pindamonhangaba, uma das 16 unidades que já possuem o modelo de Ensino Integral. “As disciplinas eletivas são praticamente a alma desse programa de Ensino Integral. Elas possibilitam que os alunos vivenciem na prática o que eles aprenderam na teoria e, para eles, essas aulas de experimentação são mais atraentes”, revela Paulo Rosa de Melo, professor coordenador da unidade.

Para que essas disciplinas sejam realmente atrativas para os estudantes, no Ensino Integral cada unidade tem liberdade para definir quais serão suas eletivas. A definição leva em conta as áreas de interesse apontadas pelos alunos durante a confecção de seus projetos de vida.

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Na escola de Pindamonhangaba, por exemplo, existem aulas de empreendedorismo, internet e ciências voltadas para a aviação, entre outras. “A eletiva tem esse caráter de ser um espaço diferente dentro da própria escola, para o aluno se aproximar de assuntos que ele gosta mais ou de matérias que estejam associadas ao projeto de vida dele”, comenta Elder Clementino, professor de Física e da eletiva de Astronomia.

Além de atrair a atenção dos estudantes, as disciplinas eletivas trazem outros benefícios para o funcionamento da escola. A sensação de pertencimento ao ambiente escolar está entre os pontos positivos destacados pelo aluno Leandro Torres, que cursa a 1ª série do Ensino Médio na unidade. “É um modo do aluno se encaixar em algo que é proposto pela escola. Além disso, é uma liberdade que nos dão, que é um marco deste modelo de escola”, conclui animado.