sexta-feira, 06/11/2009

Novo modelo do Saresp terá provas de história e geografia

Avaliação alternará bienalmente provas de ciências humanas e ciências da natureza Neste ano, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) avaliará os conhecimentos dos […]

Neste ano, o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) avaliará os conhecimentos dos alunos nas disciplinas de história e geografia. As matérias integram a área de ciências, acrescida ao exame estadual no ano passado, quando os alunos foram avaliados em física, química e biologia. “A inclusão dessas disciplinas faz parte do novo formato do Saresp, que será alternado bienalmente. Um ano avaliaremos ciências da natureza (física, química e biologia), e no outro, ciências humanas (história e geografia). Esse novo formato é importante para analisarmos o aluno de forma global, conforme a competência nas demais disciplinas, além das básicas matemática e língua portuguesa”, explica a professora Valéria de Souza, da Coordenadoria de Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação.

A professora acrescenta que, diferentemente das avaliações de matemática e língua portuguesa, a prova de ciências não compõe o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e que os resultados serão utilizados apenas para definir as diretrizes para o ensino nessas áreas.

As provas do Saresp acontecerão entre os dias 10 , 11 e 12 de novembro, com participação de 2 milhões de alunos do estado de São Paulo, das redes de ensino estadual, municipal e também particular (sendo obrigatório para alunos da rede estadual). Voltado para alunos das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, o exame tem por objetivo fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino a melhorar a qualidade educacional.

Provas

No dia 10, será aplicada a prova de língua portuguesa, que inclui redação para alunos das 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. No dia 11, será a vez da avaliação de matemática, que contará também com questões abertas de lógica e raciocínio para uma amostra de alunos somente da rede estadual.

No dia 12, haverá prova de ciências humanas (geografia e história) para alunos da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os cadernos de provas destinados aos alunos contarão com questões cognitivas que avaliam competências, habilidades e conteúdos nas áreas e séries avaliadas.

Para a 2ª série do Ensino Fundamental, serão oito questões abertas de língua portuguesa e 17 de matemática. Haverá quatro cadernos de provas diferentes, sendo dois por período e área avaliada – português e matemática.

Para a 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio serão 26 cadernos de provas diferentes, referentes às disciplinas língua portuguesa e matemática, que contarão com 24 questões de múltipla escolha. Um caderno de prova com questões abertas de matemática será aplicado em uma amostra de alunos por série da rede estadual. Já a avaliação de ciências humanas (história e geografia) terá 21 cadernos de provas diferentes, com 32 questões de múltipla escolha cada.

A prova terá duração mínima de duas horas e máxima de três horas. O horário de início do exame será o mesmo do horário de início das aulas. Para as turmas cujo início das aulas acontece entre 6h45 e 10h59, a aplicação será de manhã. Para as turmas que iniciam as aulas entre 11h00 e 16h59, o exame será aplicado à tarde. E para as turmas que estudam a partir das 17h00, as provas serão realizadas no período da noite.

Sobre o Saresp 2009

Maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, o Saresp acontecerá este ano entre os dias 10, 11 e 12 de novembro. Pela primeira vez desde a implementação da avaliação em 1996, o Estado custeará a aplicação da prova para alunos da rede municipal de cidades que aderiram ao Saresp. Dessa forma, cerca de 630 mil estudantes de 3.245 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova, que é um importante instrumento para melhorar a qualidade do aprendizado.

O Estado será responsável por custear a adesão dos municípios à avaliação. Para isso, estão reservados R$ 7,1 milhões. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, declarou o secretário Paulo Renato.

O resultado do Saresp também é considerado na composição do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.