terça-feira, 01/06/2004

Núcleo Regional de Tecnologia de Jundiaí participam da Educática

A Diretoria de Ensino de Jundiaí participa da 5ª edição da Educática, feira que apresenta novidades em softwares educacionais promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município de […]

A Diretoria de Ensino de Jundiaí participa da 5ª edição da Educática, feira que apresenta novidades em softwares educacionais promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município de Jundiaí.

Entre os dias 2 e 6 de junho, comunidade e interessados poderão conferir as inovações do setor e participar das atrações culturais. O evento acontece no Complexo Argos, que fica na Av. Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens, em Jundiaí.

As equipes dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional (NRTES), espaços onde são desenvolvidas as atividades voltadas para o setor de informática, apresentarão seus materiais de apoio permanente ao processo de introdução da telemática nas escolas públicas estaduais.

Os visitantes terão a oportunidade de navegar nos softwares e sites educacionais utilizados nas Oficinas oferecidas pelo NRTE.

O município de Jundiaí conta com 58 salas de informática disponíveis nas escolas da região. Os espaços são utilizados para tecnologia e comunicação como apoio na criação de ações voltadas às questões de leitura e produção de texto. Facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos ensinos fundamental e médio com o aprimoramento da aplicação dos códigos matemáticos, também é objetivo dos trabalhos desenvolvidos nos NRTEs.

Criados em 2001 pela Secretaria de Estado da Educação e responsáveis por acompanhar as atividades relacionadas ao uso da tecnologia voltada à Educação das escolas públicas estaduais, os NRTEs servem como referência em capacitação de educadores e alunos no uso das novas tecnologias. Em Jundiaí já foram capacitados mais de 2000 professores e 250 alunos monitores da rede estadual.

“A participação na 5ª Educática será muito enriquecedora, pois poderemos mostrar o quanto os recursos de multimídia levam a reflexão da prática pedagógica de qualidade nas escolas públicas estaduais, visto que os computadores podem ser a tecnologia da inteligência, ampliando nossa capacidade de lidar com os problemas na busca de soluções”, explicou o professor Onofre Martins, Dirigente de Ensino de Jundiaí.

Luciane Salles