• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/11/2003
Últimas Notícias

O Programa Padarias Artesanais comemora 2 anos e entra em nova fase

O Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) completou dois anos nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, e entra numa nova fase: […]

O Programa de Padarias Artesanais do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) completou dois anos nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, e entra numa nova fase: levar as padarias artesanais para todas as escolas do Estado, por meio do Programa Escola da Família.

Já são mais de 3.600 padarias artesanais que estão transformando a vida de pessoas e das comunidades nas quais elas vivem. O projeto oferece capacitação para a produção de pães, doces e salgados em creches, asilos, albergues, Febem, assentamentos. Dessa forma a comunidade encontra uma saída para melhorar sua renda e também o caminho da solidariedade, já que o grande objetivo do programa é que as pessoas que aprenderam também sejam multiplicadores.

Durante o evento de aniversário do programa, o Governador do Estado, Geraldo Alckmin declarou que o programa é uma forma de geração de renda, numa época em que o grande desafio é gerar emprego. “Além disso, o programa ensina, educa e estimula a capacidade empreendedora do cidadão”, completou. Para a Primeira Dama, Lu Alckmin, Presidente do FUSSESP, as Padarias Artesanais são a realização de um sonho, pois leva pão e dignidade para as pessoas carentes. Cada local que implanta a Padaria Artesanal, ganha um kit com forno, butijão de gás, liquidificador, batedeira, balança e 4 formas. Para a montagem desse KIT, o governo não teve investimento algum, pois o apoio veio de empresas privadas.

O Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, contou sobre a experiência das padarias na Febem. “O adolescente fica feliz quando vê o resultado do que aprendeu”. O secretário também lembrou que pão no latim significa “compartilhar” e é isso que o programa tem feito. No caso das escolas estaduais, mais de 400 já participaram da capacitação da padaria artesanal.

Campanha Publicitária

Durante o evento de celebração dos 2 anos do programa, foi apresentado a campanha publicitária que será veiculada nos cinemas e na TV. O filme da campanha foi criado gratuitamente pela agência publicitária Lew Lara, que faz um convite para que a sociedade colabore com esse projeto. Os presentes também puderam assistir a um vídeo que conta a história do casal Maria José e Joaquim José da Silva, que passaram pela padaria artesanal e agora têm seu próprio negócio, eles vendem pães e salgados de porta em porta, resolvendo assim muitos problemas financeiros e até a falta de emprego.

Os objetivos do programa são a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda. A panificação artesanal consiste na elaboração de pães por processos caseiros, sem a utilização de equipamentos especiais ou conservantes.

Cristiane Agonio