quarta-feira, 02/05/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Obelisco de São Paulo é atração turística na capital paulista

Em seu interior, o mausoléu abriga mais de 800 urnas funerárias dos combatentes da Revolução de 1932

De longe já é possível avistar o imponente monumento que se abriga nas margens do Parque Ibirapuera. Pontiagudo, o edifício quase toca o céu de São Paulo, mas o que ele é e o que representa aquela obra da arquitetura? Conhecido como Obelisco Ibirapuera, ou Obelisco de São Paulo, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 é o símbolo da Revolução Constitucionalista e também uma grande homenagem aos homens que a lutaram.

 

Possui 72 metros de altura, e começou a ser construído em 1947. Embora tenha sido inaugurado em 9 de julho de 1955, com a abertura do Parque do Ibirapuera e do lançamento do Monumento às Bandeiras, a finalização da obra se deu apenas no ano de 1970.

 

O Obelisco de São Paulo é patrimônio histórico e cultural, tombado pelo CONDEPHAT, e abriga os corpos dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Americo de Camargo Andrade, mortos durante a revolução de 1932, além de outros 713 ex-combatentes. O jardim que abriga o monumento aponta para a avenida 23 de Maio, exatamente a data em que os quatro estudantes revolucionários foram mortos.

 

Seu interior foi arquitetado e construído em forma de cruz. Ali, são encontrados painéis feitos com pastilhas de mosaico veneziano que representam o nascimento, o sacrifício e a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, podemos encontrar em sua parte interna um total de 800 urnas funerárias e três capelas.

 

O Obelisco teve sua reabertura no dia 9 de dezembro de 2014, doze anos após estar com as portas fechadas por causa de uma reforma. Na entrada do monumento, uma série de arcos recebem os visitantes diante de uma luz baixa que produz um tom um tanto sombrio.

 

Serviço

Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32
Local: Praça Ibrahim Nobre, s/n – Vila Mariana, CEP 04008-140 – São Paulo (próximo ao portão 3 do Parque do Ibirapuera)
Quanto: Gratuito
Visitação: aberto de segunda-feira à domingo, das 10 às 16 horas