segunda-feira, 09/08/2004

Olimpíada Colegial nas escolas estaduais entra na fase final

A Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo é um dos maiores eventos de esporte escolar da América Latina e consiste numa competição anual envolvendo escolas estaduais das 89 Diretorias […]

A Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo é um dos maiores eventos de esporte escolar da América Latina e consiste numa competição anual envolvendo escolas estaduais das 89 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em quatro categorias (Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-Mirim) através da participação de alunos pertencentes às turmas de Atividades Curriculares Desportivas-ACD.

A competição na Categoria Infantil, na Capital e Interior, foram divididas por fases: Diretoria de Ensino, Sub Regional, Inter-DEs da Capital, Regional e Final Estadual.

Os Campeonatos da Rede Pública do Estado de São Paulo existem há mais de 30 anos. Eles mudaram de nome, de Secretaria, até chegarem ao atual Campeonato Escolar de Esportes do Estado de São Paulo.

Inicialmente, era chamado de Campeonato Colegial e ficava sob responsabilidade do D.E.F.E. (Departamento de Educação Física e Esportes) da Secretaria de Educação e, posteriormente, com a criação da Secretaria de Esportes e Turismo, passou a integrar a pasta. Desde as primeiras competições, muitos campeões foram revelados, como por exemplo, Montanaro e William do vôlei, no basquete, atletismo e futebol de salão. O próprio Pelé iniciou sua vida esportiva com o professor Júlio Mazzei, em Santos, na escola pública.

Os últimos detalhes para a disputa das finais das Olimpíadas Colegiais, que acontecerá em Jundiaí, entre os dias 20 e 28 de agosto, foram discutidas na última quarta-feira, dia 4, no Auditório Elis Regina, no Complexo Argos, com representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, e da Secretaria da Juventude e Lazer do Estado e presidentes das 15 Delegações de Esportes.

“Certamente, esta Fase Final Estadual da Olimpíada Colegial valorizará a prática esportiva nas escolas, será uma motivação para que os alunos cultivem o espírito esportivo, além de criar novos talentos “, disse Onofre Martins – Dirigente Regional de Ensino de Jundiaí.

As Delegações de Esporte serão alojadas nas Escolas Estaduais, conforme sorteio realizado na reunião, do seguinte modo: Araçatuba, na EE Diógenes Duarte Paes; Araraquara, na EE José Silva Junior; Barretos, na EE João Luiz Campos; Bauru, na EE Paulo Mendes Silva; Campinas, na EE Ana Pinto Duarte Paes; Franca, na EE Joceny Villela Curado; Grande São Paulo, na EE Benedita Arruda; Marília, na EE Luiz Rivelli; Presidente Prudente, na EE Antenor Soares Gandra; Ribeirão Preto, na EE Cecíla Rollemberg Porto Guelli; Santos, EE Adoniro Ladeira; São José do Rio Preto, na EE Siqueira Moraes; São José dos Campos, na EE Maria de Lourdes França Silveira; Sorocaba, EE Barão de Jundiaí; Capital, na EE Conde Parnaíba; e, o Comitê Dirigente, na EE Bispo Dom Gabriel P. B. Couto.

Luciane Salles