• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/11/2005
Últimas Notícias

Olimpíada da Língua Portuguesa pega fogo. Semifinal é quinta-feira

Diretorias de ensino do Estado querem descobrir quem é melhor no jogo do saber O jogo do conhecimento começou em setembro: a Olimpíada de Língua Portuguesa valoriza o domínio do […]

Diretorias de ensino do Estado querem descobrir quem é melhor no jogo do saber

O jogo do conhecimento começou em setembro: a Olimpíada de Língua Portuguesa valoriza o domínio do idioma e promove participação de alunos das redes de ensino, estadual, municipal e particular. Nesta quinta-feira, os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, da modalidade Cora Coralina (jogos), realizam a semifinal em 11 diretorias de ensino do Estado.

O torneio – uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Fundação Roberto Marinho, Academia Brasileira de Letras e Academia Paulista de Letras – é dividido em categorias que homenageiam dois ícones de nossa Literatura: Cora Coralina e Cecília Meirelles. Na categoria Cora Coralina, os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio competem na modalidade jogos. Os alunos das terceiras séries do Ensino Médio participam na categoria Cecília Meirelles, produzindo crônicas, sobre temas como Língua e Auto-Estima, Língua e Cidadania.

Os jogos envolvendo conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, como leitura e compreensão de texto, domínio vocabular e vida e obra dos autores das literaturas, destacarão, em cada fase, um grupo de escritores como Fernando Sabino, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Gil Vicente e José Saramago.

Inclusão

Entre os alunos da rede pública, o destaque fica por conta da aluna Fabiola Cristina Marques, da Escola Estadual Alexandre de Gusmão, da Capital. A jovem, que é deficiente visual, é elogiada pelos professores pelo conhecimento dos textos literários e chegou à semifinal sem nenhum benefício a mais por conta de sua condição especial.

Premiação

A premiação dos alunos vencedores da Olimpíada está prevista para o dia 25 de janeiro de 2006, dia da inauguração do Espaço da Estação da Luz da Nossa Língua. Os seis alunos da equipe vencedora da fase final – três da 1ª série e três da 2ª série do Ensino Médio – serão premiados com uma viagem a Portugal, acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa que orientou a equipe durante a Olimpíada, um computador, um acervo de livros de Literatura e um diploma honorífico. Os prêmios serão patrocinados por parcerias que estão sendo estabelecidas pela Fundação Roberto Marinho.