• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/10/2023
Destaque

Olimpíada tradicional transforma escola em referência na região leste e reúne gerações em torno do esporte

Evento chega à 21ª edição nesta semana e envolve toda a comunidade local; ex-alunos procuram unidade para matricular seus filhos por conta da olimpíada Um evento que chega à sua […]

Evento chega à 21ª edição nesta semana e envolve toda a comunidade local; ex-alunos procuram unidade para matricular seus filhos por conta da olimpíada

Um evento que chega à sua 21ª edição só pode ser considerado um sucesso. É assim na Olisamac, a Olimpíada da Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz, com competições que acontecem entre até a próxima sexta-feira (6). O engajamento com a prática de esportes e outras atividades tem avançado gerações e, hoje, ex-alunos procuram a unidade para matricular seus filhos, motivados pelos jogos olímpicos da escola localizada no Jardim Colorado, zona leste de São Paulo.

À frente da Olisamac estão a professora de educação física Adriana Zerbinatti e a diretora Sônia Gomes Cruz, que organizam a competição desde a sua primeira edição, em 2000, e desde então movimentam e contam com o empenho de toda a equipe de profissionais da escola.

A Olimpíada, segundo Adriana, só foi interrompida durante a pandemia e não existiria até hoje se não fosse a parceria que começou entre ela e a diretora Sônia.

“Quando cheguei à escola, fiquei incomodada com a falta de movimento, só via giz e lousa. Foi aí que propus uma atividade para o Dia das Crianças, que se transformou em Olimpíada e dura até hoje. A nossa escola é uma referência no bairro e a Olisamac se tornou o nosso cartão de visitas. Muitos pais, muitos deles ex-alunos, querem matricular seus filhos por conta de toda a movimentação que a competição traz. Para além do esporte, trabalhamos para desenvolver as competências socioemocionais dos nossos alunos”, conta Adriana.

Thais Cristina de Oliveira Just Pereira e seu esposo Osvaldo Pereira Júnior, ambos com 36 anos de idade, são ex-alunos da unidade. Enquanto ela venceu a competição de xadrez enquanto aluna, ele participou de competições de futebol, basquete e skate. Hoje, eles são pais de Luiza Cristina Just Pereira, com 15 anos de idade e aluna do 9º ano do Ensino Fundamental. “Eu cheguei na escola quando tinha 7 anos de idade e a gente quis que nossa filha também estudasse nessa unidade. Lembramos da competição com carinho, mas queremos ela aqui porque é uma escola boa em tudo que se propõe”, conta.

De acordo com o vice-diretor da escola, professor Djalma Rodrigues, além de esportes mais comuns, como vôlei e futsal, a escola ainda organiza competições de modalidades como jogos de dama, dominó, cabo de guerra, dança e “inventa” outras disputas, como caça às borboletas sem borboletas. “Os alunos podem se envolver na Olisamac anualmente desde a definição do tema, na criação das bandeiras e camisetas e em processos mais lúdicos, que vão além de uma partida esportiva, assim incluímos um maior número de participantes na Olimpíada”, afirma ele.

A cada ano, os alunos são incentivados a eleger um tema para o evento. Neste ano, a temática escolhida foi “Dos Quadrinhos às Telas de Cinema” e cada turma terá, como mascote, um super-herói.

A Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz atende a 1.724 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os jogos olímpicos acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite.

Serviço

21ª Olisamac – Olimpíada da Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz

Endereço: avenida da Barreira Grande, 795, Jardim Colorado, São Paulo-SP

Horário: aulas da manhã, tarde e noite

Data: até sexta-feira (6)