quarta-feira, 06/04/2022
Notícia

Olimpíadas da Unicamp recebem inscrições de estudantes da rede estadual de Educação

Competição de História faz parte do edital “Vagas Olímpicas”, para ingresso na universidade sem vestibular; 38ª Olimpíada de Matemática vai avaliar também qualidade do texto e da argumentação

Alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual podem se inscrever nas Olimpíadas Nacional em História do Brasil e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A 38ª edição da Olimpíada de Matemática recebe inscrições até 10 de abril. Podem participar equipes com três alunos e um professor responsável e as duas primeiras etapas serão virtuais. A última será presencial, na Unicamp.

A primeira fase ocorrerá de 25 de abril a 1º de maio e a segunda de 30 de maio a 5 de junho. Já a terceira fase (presencial), de onde sairão os medalhistas, será realizada no dia 3 de setembro. Os vencedores da Olimpíada receberão medalhas de ouro, prata e bronze. A cerimônia de premiação ocorre em 4 de setembro na Unicamp.

O objetivo da competição é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados. As questões são dissertativas e são avaliadas, além da solução dos problemas, a qualidade do texto e da argumentação dos participantes.

A taxa de inscrição por equipe de escolas públicas tem valor de R$ 45,00 e de R$ 135,00 por equipe de escolas particulares. Alunos de escolas públicas cujas famílias sejam beneficiárias do programa Auxílio Brasil devem solicitar, até dia 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição.

Inscrições pelo link: www.olimpiada.ime.unicamp.br

Já os interessados na 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) podem se inscrever até 22 de abril. Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos. Na última edição, em 2021, houve a participação de 9,3 mil grupos de todos os estados brasileiros.

A competição, que acontece de 2 de maio e segue até 11 de junho, faz parte do edital “Vagas Olímpicas” da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar por vestibular.

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A previsão é que a final seja realizada de forma presencial na Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto.

Mais informações em: www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb14/home