quinta-feira, 26/10/2023
Destaque

Olímpiadas interclasses incentiva prática esportiva e conhecimento sobre países em escola de Ribeirão Grande

Jogos ocorrerão durante os intervalos das aulas até 30 de novembro; cerca de 200 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Oscar Kurtz Camargo participam das atividades Alunos do Ensino […]

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Oscar Kurtz Camargo, em Ribeirão Grande, participam, ao longo dos meses de outubro e novembro, da segunda edição das Olimpíadas de Jogos Interclasses. Nesta semana, estão previstas as primeiras partidas da fase de grupos de vôlei e de tênis de mesa mistas.

Os jogos olímpicos da Oscar Kurtz Camargo levam esse nome por incentivar a prática esportiva por meio de competições entre as nove turmas da unidade e promover o conhecimento sobre os principais países participantes do evento internacional. Na abertura dos jogos, no fim de setembro, os atletas assistiram ao desfile das delegações. No total, 200 alunos estão inscritos nas disputas, incluindo jovens com deficiência.

Para o professor de educação física da escola, Nilton Cesar de Queiroz, a realização de um campeonato interclasses promovesse a prática esportiva e a inclusão. “Sempre achei que a educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior sociabilidade e integração entre os alunos dentro das escolas”, explica.

Estão previstas partidas de futsal, vôlei, queimada, tênis de mesa, damas, entre outras modalidades, todos os dias no horário do intervalo da escola. O encerramento dos jogos está marcado para o dia 30 de novembro, no Campo Municipal de Ribeirão Grande, com as finais de atletismo.

Uma das estudantes beneficiadas pelos jogos olímpicos da Oscar é a Paola Yasmin de Carvalho Mentes, que está na 2ª série C do Ensino Médio e jogará vôlei e futsal misto representando Camarões. “Eu pratico esporte há pelo menos seis anos, e já fui até campeã pelo time do município vizinho, Capão Bonito, então estou preparada para o desafio”, descreve ela, que vê no evento uma forma de mobilizar toda a turma para o bem-estar físico e mental.

“Quando eu entro em quadra, esqueço todos os problemas, porque definitivamente me faz bem. É como se fosse a minha terapia”, ressalta a Paola. O próximo jogo com a presença da estudante está marcado para a terça-feira (31), às 19h10, da 2ª série C (Camarões) contra a 3ª série A (Japão) no vôlei.

“A universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer, que poderão contribuir significativamente para a sua formação”, ressalta o professor Nilton.

AVISO DE PAUTA

Evento: Olimpíadas de Jogos Interclasses

Data: 27 de outubro a 30 de novembro
Local: Escola Estadual Oscar Kurtz Camargo – rua Joaquim Amantino Ferreira, 317, Centro, Ribeirão Grande.

Próximas partidas:

Tênis de mesa

– Sexta-feira (27), às 19h10, 1ª C (Itália) contra 1ª A (EUA) e, em seguida, 1ª B (Alemanha) contra 3ª C (França).

Vôlei

– Segunda-feira (30), às 19h10, 2ª B (Brasil) contra 3ª B (Países Baixos);

– Terça-feira (31), às 19h10, 2ª C (Camarões) contra 3ª A (Japão);

– Quarta-feira (1º), às 19h10, 1ª B (Alemanha) contra 2ª B (Brasil).